Moeda: Clima: Marés:
Início Consumidor

Procon-JP autua seis distribuidoras por não reduzirem preços de combustíveis

Segundo órgão, empresas não repassaram integralmente redução dos preços da gasolina e diesel S10, anunciada semana passada; multa pode chegar a R$ 1 milhão
distribuidoras
(Foto: Imagem ilustrativa/Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Procon de João Pessoa autuou seis distribuidoras de combustíveis por não repassarem para os postos a redução de preços da gasolina e do diesel S10, anunciada pelo Governo Federal na última quarta-feira (17).

Conforme a instituição, a multa para essas empresas, segundo a instituição, pode chegar a R$ 1 milhão.

Na semana passada, o Procon-JP solicitou às distribuidoras as notas fiscais de venda dos três dias anteriores e posteriores a 17 de maio.

Além disso, o órgão também pediu explicações sobre quaisquer tipos de bloqueio ou cerceamento na realização de pedidos de compras ao longo desse mesmo dia.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, explica que após a análise das notas fiscais, ficou comprovada a compra com um índice de redução inferior ao anunciado.

“Verificamos que os postos estavam repassando para o consumidor o mesmo valor pago ao adquirir os produtos, ou seja, o problema estava nas distribuidoras, que não está aplicando a redução oficial”, afirmou.

Consumidor atento

O titular do Procon-JP pede que o consumidor fique atento e denuncie ao Procon-JP os locais onde não se perceba a redução correta.

“Vamos continuar com a fiscalização junto aos postos e distribuidoras, mas o consumidor também deve prestar atenção aos preços nas bombas. Também continuaremos a monitorar o mercado através de nossa pesquisa comparativa semanal para todos os tipos de combustíveis”, destacou Rougger.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.