Início Geral

Professor do IFPB desenvolve pulseira anti-esquecimento

O professor do IFPB em Cajazeiras, José Alves do Nascimento Neto, do Curso de Automação Industrial, está desenvolvendo uma ‘pulseira anti-esquecimento’. O projeto foi um dos 50 selecionados para concorrer ao Desafio de Ideias do 9º CONNEPI – Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, que acontece entre 3 e 6 de novembro, no Maranhão.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com José Alves, a inspiração para a criação surgiu a partir do próprio esquecimento. “Eu viajo de João Pessoa para Cajazeiras de ônibus e já esqueci computador, HD externo, livro e nunca consegui reaver esses pertences. Foi quando pensei: seria muito bom ter um aparelho que me avisasse que estou esquecendo alguma coisa. Daí pra frente comecei a trabalhar no projeto e já estamos na fase final do protótipo que apresentaremos no CONNEPI”, contou o professor

Na pulseira é instalado um receptor que mostra através de sinais vibratórios e de frases em um display, similar ao de um relógio digital, que a pessoa está se distanciando do ponto no qual está instalado um transmissor. Esse transmissor, chamado de taganti-esquecimento, pode estar conectado a objetos ou mesmo a crianças, nos casos em que os pais queiram evitar que os filhos se percam em lugares de grande aglomeração, como um supermercado, por exemplo.

O projeto está sendo desenvolvido há três meses e além do professor José Alves, os alunos Lucas Bezerra de Oliveira e Ewerton Rodrigues, do curso de Automação Industrial, também estão trabalhando na criação. O protótipo desenvolvido por essa turma será o único representante da Paraíba na competição Desafio de Ideias, que acontece dentro do Universo IF.

O desafio é basicamente um concurso de aceleração de negócios, em que os participantes desenvolvem uma ideia inovadora. A proposta é difundir a cultura de startups na Rede Federal. Os vencedores, além de receber uma premiação, ainda podem ter o projeto escolhido por uma empresa que irá desenvolvê-lo para comercializar no mercado.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.