Início Literatura

Professor e historiador da Paraíba lança livro sobre o Estado na Era Vargas

Autor pesquisou por dois anos em diversos artigos sobre a Era Vargas, passando por várias cidades
Foto: Divulgação

O advogado, historiador, professor e coordenador do curso de Direito da Estácio João Pessoa, Jean Patrício da Silva, lança sua mais nova publicação, intitulada “A Paraíba na Era Vargas (1940-1945): Elites Políticas e Reforma do Estado”. Escrito inicialmente como uma dissertação de mestrado, defendido no programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o livro promove um debate sobre um dos períodos mais polêmicos da história do Brasil, quando Getúlio Vargas governou o país por 15 anos consecutivos.

Para embasar o conteúdo da obra, o autor pesquisou por dois anos em diversos artigos sobre a Era Vargas, passando por cidades como Campina Grande, João Pessoa, Rio de Janeiro e Brasília. O resultado é um conteúdo que discorre sobre as composições políticas da Paraíba na primeira metade da década de 1940 e que deram origem à formação do antigo Partido Social Democrático (PSD), agremiação da qual Ruy Carneiro, interventor na Paraíba nomeado por Vargas, foi líder até a sua extinção em 1965.

Em suas páginas, o livro também oferece um panorama da crise econômica em que o Estado da Paraíba vivia no início dos anos 40, no contexto da segunda guerra mundial e da grande seca de 1942, assim como as tentativas de superação destas crises durante a gestão de Ruy Carneiro.

“Esta obra se impõe como um trabalho que traz uma revisão acerca da historiografia do Estado Novo na Paraíba. Leitura empolgante e apaixonante, que nos faz reviver um dos momentos mais ricos de nossa história”, afirmou Severino Ramalho Leite, advogado e historiador, membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), em texto publicado na orelha do livro. Os interessados podem adquirir a publicação, que tem selo da editora Dialética, diretamente pelo e-mail [email protected]

Palavras Chave

Literatura
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.