Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Programa de Artesanato da Para?ba inicia preparativos para s?tima Brincarte

O Programa de Artesanato da Paraíba iniciou os preparativos para a 7ª Feira de Brinquedos Populares (Brincarte), que será realizada entre os dias 4 e 11 de outubro na Praça de Eventos da Expansão do Shopping Manaíra, em João Pessoa.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Consolidada no calendário cultural, a feira promovida pelo PAP, em parceria com o Sebrae Paraíba, leva ao público o mundo mágico dos peões, mamulengos, petecas e bonecos de pano, que fascinam tanto crianças quanto adultos.

Serão expostos trabalhos de 37 artesãos, além da participação de duas associações e uma cooperativa, totalizando o trabalho indireto de 110 artistas de diversas localidades do Estado, expondo diversos tipos de brinquedos.

Os destaques também serão as bonecas de pano, casas feitas em palito de picolé e mobílias em miniatura fabricadas por reeducandos de presídios e cadeias públicas da Paraíba. A iniciativa visa resgatar a tradição dos brinquedos populares, demonstrando o potencial profissional dos reeducandos.

Programação

Dentro das atividades e vendas dos brinquedos, o Programa de Artesanato ainda vai oferecer gratuitamente ao público infantil espaços de brincadeiras com amarelinhas e, ainda, nos dias 4, 8 e 10, sempre das 17h às 19h, espetáculos circenses com a família “Los Iranzi”.

Também no dia 11 de outubro, às 17h, haverá o lançamento do livro “Que boneca é essa? – corte e recorte de mestras brasileiras”.

A obra é um rico documento sobre o trabalho das bonequeiras brasileiras, traçado por duas gaúchas radicadas em Brasília com texto da pesquisadora Macao Goes e fotografia de Graça Seligman. Ao longo de dois anos, as autoras percorreram o interior dos da Paraíba, Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte realizando um total de 79 entrevistas.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2026. Portal Correio. Todos os direitos reservados.