Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Programa traz orientação gratuita sobre empreendedorismo

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) participará do Programa Centelha com uma equipe de mentoria para orientar gratuitamente os interessados em submeter as propostas inovadoras de empreendedorismo na Paraíba.

A equipe, multidisciplinar e com expertise na elaboração dos projetos de inovação empreendedora, ajudará os candidatos na etapa de apresentação de propostas ao programa. As inscrições para o Centelha são gratuitas e as propostas devem ser submetidas online. Não há limite de proposta por pessoa e os projetos devem ser enviados até o próximo dia 17 de julho.

Depois dessa fase, o Unipê disponibilizará profissionais para as etapas de avaliação, suporte e incubação das propostas vencedoras. O objetivo do Programa Centelha é estimular o empreendedorismo por meio de projetos inovadores para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores para temáticas (biotecnologia e genética ou design, por exemplo) e setores (como a administração pública ou papel e celulose) considerados prioritários no estado.

Para isso, o Centelha também apoiará os participantes através da concessão de recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) para criar empresas de base tecnológica. O edital do processo pode ser conferido aqui. O Programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, sendo operada pela Fundação CERTI.

Podem participar do Programa:

– Pessoa Física (coordenadora do projeto) que, tendo a proposta aprovada, deverá constituir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte – MEEPP com sede na Paraíba para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica;

– Pessoa Física (coordenador do projeto) que possua vínculo como proprietário ou sócio proprietário de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP), sediada no Estado da Paraíba, com data de constituição em até 12 meses anteriores à data de publicação do edital.

A seleção ocorrerá em três fases. A primeira avaliará e aprovará as propostas de cada participante. Já na segunda, cerca de 20% das propostas aprovadas serão melhoradas com o apoio dos parceiros, através de treinamentos, consultorias e pesquisas. Após essa qualificação, uma nova avaliação será realizada de modo a restarem cerca de 10% das propostas iniciais.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.