Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Programas de Resid?ncia M?dica recebem men??o honrosa do MEC

Os alunos da residência de Anestesia sediada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL) vão apresentar na próxima terça-feira (21), às19h00, os trabalhos de conclusão de curso no auditório da unidade hospitalar. A especialidade faz parte dos Programas de Residência Médica, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e figurava no penúltimo lugar do ranking das 25 piores do País, avaliada em 2010 pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). No ano passado passou para as 25 melhores, levando a ser agraciada em dezembro com o título de menção honrosa pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

De acordo com o coordenador dos Programas de Residência Médica, Gualter Ramalho, eles são desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da Comissão de Residência Médica (Coreme) e tem no Hospital de Trauma-JP um suporte que funciona como a matriz das especialidades.

Além da residência de Anestesia, as de Medicina Intensiva, Traumatologia e Ortopedia também obtiveram suas credenciais renovadas, após vistoria da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que concedeu ainda a duplicação do número de vagas pelo desempenho alcançado.

“Tivemos um salto importante, quando comparado às avaliações efetivadas em dezembro de 2010, onde o programa figurava entre os 25 piores do Brasil, segundo a SBA, e sofria sérios riscos de descredenciamento pelo MEC”, adiantou Gualter.

“O crescimento da qualidade destes programas nos enche de orgulho, sobretudo pela credibilidade e reconhecimento alcançados, o que consolida nacionalmente, nosso Estado como pólo formador de profissionais. Antes, a maioria dos interessados precisava se deslocar para outros centros do País para investir na capacitação profissional, enquanto hoje, o fluxo, algumas vezes, já se inverte”, pontuou o coordenador do programa.

Ele acrescentou que mesmo o Hospital de Trauma-JP sendo matriz deste programa, toda a rede de SUS está inserida com hospitais afiliados compondo um campo de prática extenso e que atende às mais diversas áreas de formação. “Esta característica é fundamental para uma formação completa do profissional, fato também destacado pelo MEC, a exemplo do que já ocorre na rede SUS de alguns Estados como São Paulo e Pernambuco”, lembrou.

A apresentação dos trabalhos da residência de Anestesia no Hospital de Trauma-JP contará com a participação de representantes das entidades de classe da área de saúde, autoridades, professores e alunos da residência, entre outros.

A solenidade de conclusão das três residências médicas deverá acontecer na 1ª quinzena do próximo mês de março.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.