Início Pandemia

Projeto da UFPB lança cartilha ilustrada com medidas contra Covid-19

Público-alvo do projeto é a população da comunidade São Rafael, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa
Foto: Divulgação

O projeto de extensão “Xô Covid-19” – Prevenção a Infecções Respiratórias Virais Através da Educação em Saúde”, da Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), produziu uma cartilha ilustrada com as medidas preventivas contra a Covid-19, para tentar impedir a rápida disseminação do vírus e diminuir as taxas de hospitalização e mortalidade. 

“Essa cartilha foi construída com o intuito de abordar essas medidas de uma maneira mais lúdica, didática, objetiva e acessível”, informou a coordenadora do projeto, Profa. Ana Carolina Bernardes Dulgueroff.

O público-alvo do projeto é a população da comunidade São Rafael, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa. No entanto, considerando que toda a população brasileira e mundial tem sido afetada pela pandemia, os responsáveis pelo projeto entenderam ser importante disponibilizar o material para toda a população.

De acordo com a professoa Ana Carolina Bernardes Dulgueroff, o designer gráfico Fernando Franco (@ilustranando), convidado pelo projeto, com um trabalho voluntário foi quem criou as ilustrações para a cartilha.

“Considerando que muitos moradores da comunidade São Rafael não sabem ler e que não poderíamos fazer intervenções presenciais que atingissem grande parte da população devido à necessidade de isolamento social, pensou-se em criar uma cartilha ilustrativa abordando essas medidas preventivas, de forma que, mesmo que a pessoa não saiba ler, consiga entender a conteúdo somente visualizando a imagem”, contou a coordenadora.

O material foi lançado no último dia 12 de fevereiro nas redes sociais do projeto (@projetoxocovid19) e da Escola Técnica de Saúde (@etsufpb), sendo compartilhado também em grupos de WhatsApp.

A cartilha está disponível online no linktr.ee disponível na bio do Instagram do projeto (https://linktr.ee/projetoxocovid19) e também será entregue impresso aos moradores da comunidade São Rafael.

Outras duas cartilhas precederam esse novo material: uma sobre higienização geral e outra sobre sofrimento psicológico em tempos de pandemia, ambas também disponíveis na bio do projeto.

A equipe do projeto de extensão, em parceria com o Instituto Voz Popular e a Associação de Moradores da comunidade São Rafael, já desenvolveu diversas ações, incluindo a gravação de um vídeo para a arrecadação de donativos para a compra de materiais de higiene e limpeza; posts e vídeos informativos no Instagram; desenvolvimento e gravação de áudios para serem transmitidos na rádio comunitária abordando as formas de prevenção da Covid-19; dinâmicas de mitos e verdades sobre as infecções respiratórias virais e um bingo sobre as formas de prevenção da Covid-19.

“A vacina é forma mais eficaz de impedir a disseminação da Covid-19 mas, infelizmente, ainda está disponível somente para uma pequena parcela da população; portanto, a adoção contínua e coletiva dessas medidas preventivas é hoje ainda a principal forma de diminuir o risco de transmissão da Covid-19”, concluiu a Profa. Ana Carolina.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.