Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Projeto da UFPB realiza treinamentos de primeiros socorros com população

Ação orienta as pessoas a reconhecerem sinais de parada cardíaca ou engasgos e aplicarem manobras de socorro até chegada de atendimento médico
Primeiros socorros
(Foto: Divulgação/UFPB)

O projeto de extensão “RCP para todos”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), vem, há cinco anos, proporcionando capacitações e treinamentos de primeiros socorros a comunidades e instituições paraibanas. 

A ação orienta as pessoas a reconhecerem sinais de parada cardíaca ou engasgos e, prontamente, aplicarem manobras de socorro, até a chegada de uma equipe especializada.

Dentre as técnicas utilizadas no treinamento, destacam-se a manobra de RCP (reanimação cardiopulmonar) e a utilização do DEA (Desfibrilador Automático Externo). Desde seu início, em 2017, o projeto já atendeu a mais de 2.500 pessoas. 

As atividades práticas e metodologias ativas são realizadas em locais públicos ou privados, como: academias, feiras, instituições, escolas públicas e creches. Ações de capacitações teóricas também são oferecidas nas redes sociais do projeto.

O grupo ainda realiza orientações por toda Paraíba. Nesses casos, que exigem deslocamento, a empresa ou instituição interessada apoia financeiramente a  locomoção do grupo.  

Como explica a coordenadora da ação, a Profa. Angela Amorim de Araújo, o projeto atende gratuitamente por demanda, conforme as solicitações. “Por ser um serviço pouco oferecido e que não encontramos gratuitamente, temos uma  demanda significativa”, afirmou. 

O projeto dispõe de um perfil no Instagram, com mais informações.

Palavras Chave

Saúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.