Início Notícias

Projeto da UFPB incentiva interesse de estudantes por política

O projeto de extensão “É preciso falar de política”, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, busca disseminar conhecimentos de cidadania, direito e estado para alunos secundaristas de escolas públicas na capital paraibana.

A iniciativa é coordenada pela professora Ana Adelaide, ao lado das docentes Márcia Glebyane e Edilane Amaral.  Ela conta que o projeto foi pensado a partir de um curso de extensão desenvolvido em 2013, cujo objetivo era refletir como a política havia se desenvolvido na Paraíba e como era possível democratizar as relações de poder no Estado.

Leia também:

“Acreditamos que temos um bom nível de repercussão e aceitação. O projeto é muito bem recebido nas escolas porque agrega conhecimento aos alunos e supre uma carência que é a de falar de temas políticos de forma científica, sem viés ideológico”, conta a professora.

Antes de divulgar o conteúdo nas escolas, são realizados encontros semanais com colaboradores, onde são delimitados os temas que devem ser estudados, assimilados e transformados em palestras e seminários. Depois de todo esse estudo, o grupo produz cartilhas para serem utilizadas nas apresentações. Como elas têm formato digital, conseguem alcançar um público mais amplo.

De acordo com a professora, não são poucos os alunos da universidade – mesmo os que fazem um curso como Direito – que dizem não ter maturidade suficiente para compreender aspectos políticos muito importantes para suas vidas. As aulas de Ciência Política são muitas vezes o primeiro contato com a estrutura do poder do Estado, suas formas e organização.

“Os estudantes falam que o acesso a esse conteúdo teria lhes dado discernimento para compreender e influenciar positivamente sua comunidade. Nesse sentido, como não levar esse conhecimento para os alunos do Ensino Médio?! Se conseguirmos que alguns pensem positivamente sobre a política, poderemos ter esperança de que, através dela, transformaremos nossas vidas”, acredita a docente.

Neste ano, o projeto vai para a sua sétima edição, atuando nas escolas Sesquicentenário e Francisca Ascensão Cunha, e também no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Além disso, parceria com a Promotoria de Tutela Coletiva do Sistema Prisional do Ministério Público Estadual tem permitido trabalhar com temas de Direito Penal e desenvolver seminário sobre sistema prisional, que foi levado para diversas escolas de João Pessoa.

Ademais, para este ano, foi realizada uma nova parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra), no intuito de debater as novas relações de trabalho e sua precariedade.

A iniciativa foi reconhecida inúmeras vezes pelo prêmio Elo Cidadão, oferecido pela UFPB a ações de extensão exitosas. Dois livros foram recentemente editados: “Conhecendo meus direitos” e “Federalismo no Brasil”. Eles serão distribuídos para as escolas parceiras.

Comentários

  • Jucileia da Silva melo disse:

    Eu gostaria muito de me inscrever no curso, mas a foto que vocês pede não consigo enviar, nada da certo, poderia vê uma maneira de enviar menos burocrático, por que nenhuma função comporta.

  • Vania Oliveira disse:

    Sou discente da UFPB. Gostaria de receber esses dois livros.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.