Projeto visa adequar tempo dos semáforos ao fluxo de veículos

'Semáforo inteligentes', como são chamados, conseguem captar informações de trânsito, que são repassadas automaticamente por dispositivos móveis

1313
COMPARTILHE

Um projeto piloto pretende adequar o tempo dos semáforos da Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, ao fluxo de veículos. Os ‘semáforo inteligentes’, como estão sendo chamados, conseguem captar informações de trânsito, que são repassadas automaticamente por dispositivos móveis com sistema operacional Android, ajustando os intervalos de tempo conforme o fluxo de veículos na via.

Essas situações acontecem porque os semáforos funcionam seguindo intervalos de tempo programados que nem sempre se adequam às condições de trânsito. O projeto piloto que foi iniciado no principal corredor da cidade vai fazer com que os equipamentos trabalhem conforme o trafego de veículos.

“Pra ir ajustando o tempo do fluxo, o projeto será executado por informações fornecidas pelo Google, que em tempo real sabe a quantidade de veículos”, explicou Carlos Batinga, superintendente da Semob-JP.

Caso aconteça alguma pane no serviço inteligente, o diretor de negócios da Serttel, Leonardo Nunes, explicou que os semáforos não vão parar de funcionar.

“No momento de alguma eventual parada no sistema, os controladores passam a operar na função normal fixa, no entanto, aplicando planos semafóricos otimizados pela própria ferramenta. Então no momento que eu estou coletando, otimizando os semáforos, eu consigo também otimizar os planos horários fixos para aquele horário”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas