Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Tempo chuvoso ajuda a proliferar insetos; veja como se proteger

Em período de mudanças climáticas e aumento das chuvas, como as registradas nos últimos dias em várias regiões da Paraíba, a quantidade de insetos tende a aumentar. Isso porque cresce o número de criadouros que aceleram o ciclo de desenvolvimento e acasalamento.

Leia também:

Esses são os “bichinhos de chuva”, insetos que saem para o acasalamento e criar uma nova colônia. No período chuvoso, durante a noite, as lâmpadas ficam cheias de mariposas e borboletas, que aparecem em vários tamanhos e quase todas com a mesma tonalidade de cor. Especialistas confirmam que alguns insetos trazem incômodo, mas outros podem acarretar também perigos.

insetos

Insetos incomodam alunos que assistem à aula durante a noite na UEPB. (Foto: Ingrid Donato/Portal Correio)

A estudante Letícia Allyne, moradora do bairro de Bodocongó, Zona Oeste de Campina Grande, conta que todas as noites se sente incomodada com a invasão dos insetos em casa. “Tenho fobia desses bichos, não posso abrir a janela que a casa já fica cheia, até mesmo andando na rua eles ficam perto da gente. Também tenho medo que esses bichinhos transmitam alguma coisa”, conta.

A bióloga e professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Roberta Smania, afirma que os insetos, em especial os dípteras (moscas, mosquitos, varejeiras, pernilongos, borrachudos e mutucas), têm uma preferência por se reproduzir nos períodos de alta temperaturas. “Eles colocam os ovos na água e fazem a oviposição. Primeiro o ovo, depois a larva, a pupa e, por fim, a fase alada (adulta)”, disse.

Existem milhares de espécies de insetos e alguns deles além de incomodar, podem trazer perigos à saúde. Por isso, é preciso ficar alerta. “Como exemplo o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É muito rápida a proliferação desse tipo de mosquito”.

Uma fêmea do Aedes consegue fazer até 100 oviposições em locais diferentes, para cada oviposição ela pica um ser humano, se alimenta de sangue para nutrir os ovos e o macho se alimenta de seiva de plantas, por isso esses animais se escondem nas áreas mais escuras das casas, nos jardins, nas folhagens”, explica a bióloga.

Com o aumento dos insetos em Campina Grande, páginas na internet começaram a ironizar o assunto.

insetos

Página ironiza o assunto e pede explicações ao prefeito de Campina Grande. (Foto: Reprodução Twitter)

Cuidados contra insetos

Muitos dos insetos entram em qualquer residência e incomodam com zumbido e a característica de sugar o sangue. A picada de alguns deles pode deixar a pele irritada e também transmitir doenças (como o Aedes aegypit). Por esses motivos, é necessário tomar medidas que os mantenham longe.

A dica mais importante é evitar acúmulo de lixo e de água parada. É necessário limpar as calhas de chuva, ralos, lixeiras e vasos de plantas frequentemente, verificar se estão entupidos e retirar a sujeira, pois esses são os locais mais comuns e que podem ser usados para reprodução de insetos.

Leia também:

Verifique se no seu quintal não há nenhum resquício de água parada. Retire objetos de lugares onde possam encher de água da chuva. Se você tem animais em casa, observe a comida deles e troque a água com frequência.

insetos

Agentes no combate ao Aedes em Campina Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Quando o problema ultrapassa os muros da sua residência, como um terreno baldio acumulando lixo, você pode entrar em contato com o dono do local ou com a prefeitura para que cada um tome providências.

Sobre o uso de inseticidas naturais, a bióloga Roberta Smania recomenda a planta citronela em casa. Ela age naturalmente com efeito repelente espantando mosquitos.

Previsão do tempo

Para os próximos dias, mantém-se o quadro de instabilidade atmosférica sobre boa parte do estado da Paraíba. Assim, o tempo continua favorável à formação de nuvens de chuva, especialmente nas regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Observa-se, também, a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva pontuais nas demais áreas do estado.

No Litoral, sol com variação de nuvens podendo ocorrer pancadas de chuva passageiras. Máxima de 32ºC e mínima de 24ºC.

No Brejo do estado, sol com variação de nuvens e também poderão ocorrer pancadas de chuva passageiras. Máxima de 29ºC e mínima de 21ºC. No Agreste, máxima de 32ºC e mínima de 21ºC.

Na região do Cariri e Curimataú, nebulosidade variável e favorável à ocorrência de pancadas de chuva especialmente entre a tarde e noite. Máxima de 33ºC e mínima de 22ºC.

Já no Sertão, nebulosidade variável com ocorrência de chuva isolada. Máxima de 35ºC e mínima de 24ºC.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.