Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Prontovida mantém atendimento a pacientes com Covid e cria enfermarias para pessoas com síndromes gripais  

Unidade hospitalar conta com 650 profissionais das áreas assistencial e administrativa
Covid
Hospital Prontovida (Foto: Divulgação/Secom-JP)

O Hospital Municipal Prontovida, da rede municipal de saúde de João Pessoa, implantou mais um serviço à população, com a instalação de cinco enfermarias para casos de síndrome gripal. Segundo o diretor administrativo, André Lima, a unidade hospitalar, criada em 2020 para atendimento exclusivo à Covid-19, hoje dá suporte a todo o sistema de saúde da Capital em várias especialidades.

“Continuamos atendendo os casos de coronavírus, mas com a diminuição nas ocorrências, fizemos um redirecionamento do espaço, criando enfermarias exclusivas para outras doenças. Desse modo, o hospital tem diminuído e desafogado a rede de atendimentos clínicos em geral e coronarianos”, afirmou.

Ele disse que o Prontovida está equipado para atender as complexidades dos pacientes, independente do agravo, oferecendo também exames laboratoriais, raio-X e ultrassonografia, ecocardiograma, além de serviços de farmácia e central de abastecimento.

“São 95 leitos, dos quais, 40 enfermarias para pacientes cardíacos e pacientes clínicos, 10 para a população com Covid, 5 para síndrome gripal, além de 40 leitos de UTI com a seguinte distribuição: 10 para coronária, 10 clínica e 20 para pessoas com coronavírus. Dispomos nos nossos quadros de clínicos, cardiologistas, intensivistas, infectologistas, pneumologistas, anestesistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas”, informou.

Conforme André Lima, atualmente o Prontovida conta com 650 profissionais atuando nas áreas assistencial e administrativa e que para evitar a contaminação cruzada tem trabalhado com equipes exclusivas em cada setor. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) são a principal porta de entrada para o paciente chegar ao Prontovida.

“É preciso que o encaminhamento venha das UPAs e não das unidades básicas de saúde. Outros hospitais, como o Hospital Edson Ramalho, também podem pedir a internação clínica, cardio ou Covid para a Regulação do Município”, acrescentou.

O Prontovida fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, n° 46, no bairro de Tambiá.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.