Início Geral

PT se antecipa e deve registrar candidaturas nesta quinta-feira

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve registrar a candidatura do executivo Lucélio Cartaxo ao Senado Federal nesta quinta-feira (3). O registro com a ata da convenção estadual do PT que homologou a candidatura e coligação com o PSB para as eleições majoritárias já está pronto.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O PSDB também definiu a entrega desses documentos à Justiça Eleitoral. Será no sábado (5) à tarde. Pelos prazos da legislação eleitoral, os partidos políticos têm até as 19h do dia 5 de julho para apresentarem esses documentos.

Segundo o presidente estadual do PT, Charliton Machado, apenas alguns detalhes serão revisados. “Ainda nesta quinta estaremos entregando esses documentos à Justiça. Estamos fazendo algumas correções antes do envio e complementando a documentação”, disse.

Outros partidos, como o PMDB, só devem encaminhar o registro das candidaturas e a ata da convenção no último dia do prazo dado pela legislação eleitoral. No caso do PMDB, o candidato a governador, senador Vital Filho, tenta em Brasília (DF) convencer o diretório nacional do PT intervir no diretório paraibano, para que seja firmada uma aliança entre as duas legendas. Por isso, os peemedebistas devem esperar até o prazo final.

O mesmo prazo serve para o PSB, do governador Ricardo Coutinho. Embora com a chapa já definida, o partido deve esperar a decisão do PMDB antes do registro no Tribunal Regional Eleitoral. No caso de mudanças de plano na candidatura própria dos peemedebistas, tentará atrair essa legenda para sua coligação, disputando diretamente esse apoio com o PSDB, do senador Cássio Cunha Lima.

Mesmo com as convenções, os partidos podem, inclusive, alterar as atas e mudar candidaturas, tanto na proporcional quanto na majoritária, segundo confirmou o advogado José Edísio Sousa, especialista em Lei Eleitoral. Com mais de 20 de experiência na área, Edísio observa que é essa é uma brecha na legislação, mas não há como restringir essas mudanças.

Pros, PSTU e PSOL – outras legendas que apresentaram candidaturas ao Governo do Estado este ano – registram suas chapas no sábado.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.