Início Geral

Público lota adro de igreja na abertura do Festival Internacional de Música Clássica, em JP

Uma viagem pela música com composições que foram do erudito de Johann Strauss ao popular ‘Carinhoso’, de Pixinguinha, que levou a platéia a entrar na mesma sintonia da orquestra. Assim foi a abertura do 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, neste domingo (27), no adro da Igreja de São Francisco.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

A estimativa da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é de que pelo menos 4 mil pessoas prestigiaram o evento, promovido pela Prefeitura da Capital com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura. A primeira noite do Festival foi conduzida pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), sob a regência do maestro Laércio Diniz, e o solista da noite, o violonista gaúcho Yamandu Costa.

O músico, considerado um dos maiores violonistas do mundo, que se apresentou com orquestras de destaque como a Sinfônica Brasileira e Orquestra de Paris, fez uma apresentação suave e elogiou a Capital paraibana e a educação do público pessoense. “Já toquei em muitos festivais e eventos internacionais e nunca vi um público tão educado. Me sinto muito a vontade de voltar a João Pessoa”, acrescentou Yamandu Costa.

O violonista também revelou a satisfação em dividir o palco com a OSMJP e ter a responsabilidade de abrir o Festival Internacional. “Estou sendo coroado em poder tocar com a participação dessa orquestra. Fiquei muito feliz com o convite e também em tocar nesse lugar espetacular que tem a história do Brasil representada nessas paredes. É sempre muito bom voltar a essa cidade e mostrar minha música”, declarou.

O diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, lembrou que o evento já está consolidado no calendário cultural da Capital e tem colocado a cidade como destaque no cenário dos festivais internacionais.

“Esse evento divulga a nossa cidade não só para o turismo mas também para a cultura, até porque João Pessoa é um celeiro de grandes músicos e esse festival demonstra para o Brasil e para o mundo que temos músicos de qualidade. Além disso, é muito importante essa troca de experiência que nós temos com os artistas estrangeiros”, acrescentou Maurício Burity.

Tema – Este ano, o Festival Internacional tem como tema o Jazz clássico. Segundo um dos diretores artísticos do evento, Alberto Johnson, a gama de artistas convidados vai levar o público a conhecer melhor as variedades desse estilo. “A gente sempre toma esse cuidado na qualidade da escolha dos músicos. E todos os que vão participar são maravilhosos e com nível altíssimo. O jazz tem uma variedade e vamos levar isso em cada concerto, o que vai tornar essa edição ainda mais especial”, disse.

Programação – As apresentações dos artistas que participam da 4ª edição do Festival Internacional de Música Clássica continuam nesta segunda-feira (28).

10h – Masterclass de Violino com Júlia Hartig (Sérvia) e Masterclass de viola com Dana Zemtsov (México). Local: Hotel Globo, no Varadouro

14h30: Orquestra da Ação Social Pela Música de João Pessoa. Local: Igreja de São Bento, no Centro

16h: Camerata da Ação Social Pela Música do Rio de Janeiro. Local: Igreja Batista, no Centro

18h: Apresentação de violino com Isabellla Piccioni (Itália) e Pamela Kubik (Argentina), viola com Juan Lucas Aisemberg (Itália) e apresentação de violoncelo com Anastasia Feruleva (Rússia). Local: Igreja do Carmo, no Centro

20h: Apresentação de violino com Rosane Phillipens (Holanda), violoncelo com Mick Stirling (Inglaterra), piano com Mirsa Adami (Albânia) e Saxofone com Femke Ijlstra (Holanda). Local: Igreja de São Francisco.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.