Moeda: Clima: Marés:

Quase 500 pessoas aguardam por um transplante na Paraíba e Tovar destaca Lei que incentiva doação de órgãos

Tovar Correia Lima (Foto: Divulgação)

Na Paraíba, 495 pessoas aguardam por um transplante que pode salvar suas vidas. Os números são da Central de Transplantes do Estado que destaca a realização de 79 transplantes este ano. Foram 51 de córneas, dois de coração, 17 de rins e nove de fígado. Nesta segunda-feira (9), Dia Estadual do Transplantado, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lembra a Lei 10.662/2016, de sua autoria, que também cria Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes.
 
“Sabemos que precisamos avançar muito nessa situação para realização de transplantes na Paraíba, o número ainda é pequeno. Também temos que conscientizar as pessoas para a doação de órgãos. É essencial para salvar a vida de centenas de paraibanos que aguardam por um transplante. Neste dia, vamos conversar sobre o assunto e discutir o que podemos melhorar para que a Paraíba se torne uma referência  em transplantes”, comentou o deputado.
 
De acordo com Tovar, o Dia Estadual do Transplantado e a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes têm como objetivos a promoção e divulgação da importância da doação de órgãos para transplantes; a realização de eventos culturais, organização de debates, seminários, palestras, cartazes, folhetos educativos, trabalhos escolares e campanhas por meio de órgãos de divulgação.
 
“Qualquer pessoa que precise de transplante tem o direito de ser atendida pelo Sistema Único de Saúde, de ser preparada física e psicologicamente para o tratamento e de ser respeitada e tratada em suas condições. O Direito à Saúde é garantido pela Constituição Federal e não deve, sob nenhum pretexto, ser negado. Por isso apresentamos Lei para incentivarmos, de certa forma, a realização de doações de órgãos para que tenhamos mais transplantes no nosso Estado”, destacou Tovar.

*Conteúdo de responsabilidade da assessoria de Tovar Correia Lima

Palavras Chave

Informe Legislativo

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.