Início Geral

Quem não pode com o pote…

Além dos problemas com a transição, outro deveria atiçar ainda mais os órgãos fiscalizadores das Prefeituras: os salários atrasados dos servidores. Esses dias li que o Ministério Público da Paraíba já ajuizou ações contra gestores dos municípios de Araruna, Nova Palmeira e Santa Rita – este último, o caso mais emblemático que já vivenciei nos meus 10 anos de cobertura da área política.

Óbvio que a transição é importante – e aqui parabenizo o Tribunal de Contas por ter estipulado prazo, já que muitos que perderam não querem expor as ‘caixas-pretas’ -, até porque folha de pagamento é um dos itens cruciais em uma administração pública. Só que, entra eleição, passa eleição, passa trasição, posse, fim de gestão, e continuamos a ver os mesmos problemas de atraso dessas folhas de pagamento (incluindo salário e décimo terceiro).

E mais, a cada gestão de quatro anos, parece que piora a situação. Já dizia minha mãe: “quem não pode com o pote, não segura na rodilha”. Se a Prefeitura não pode arcar com a folha, que enxugue seus quadros, que não entupa repartições, especialmente em cidades pequenas, que nem sequer comportam o número de pessoas, prejudicando o andamento dos trabalhos.

A declaração do promotor Leonardo Justino resume bem a situação a qual é submetido o servidor sem salário: “A partir do momento em que se estanca o pagamento do servidor público, além das visíveis e imediatas privações de ordem alimentar, afloram, também, as exposições sociais de ordem bancário-financeira resultantes dos inadimplementos dos compromissos assumidos”.

Projetos para Bayeux

O vereador Jefferson Kita (PSB), que obteve a maior votação nas eleições deste ano com 2.249 votos, a terceira maior na história de Bayeux, defenderá no próximo mandato a captação de recursos federais e estaduais para a execução de importantes projetos que fomentem a economia do município.

Polo turístico

Jefferson Kita defende, por exemplo, a instalação de um polo turístico em Bayeux, como foco no ecoturismo, um potencial de riquezas naturais do município. “Bayeux precisa de visibilidade e economia forte”, disse Kita.

Trabalho

Kita mostrou-se surpreso com a votação que teve. Disse que esperava um bom resultado, mas não tão expressivo. Atribuiu a reeleição ao seu trabalho.

Homenagem

A ALPB realiza sessão especial, próxima segunda, para comemorar os 35 anos da Polícia Civil do Estado. A solenidade, de autoria do deputado Raoni Mendes, é uma homenagem a todos que compõem a instituição.

Visita

O juiz Gervásio Santos, candidato à presidência da AMB-PB, foi recebido pelo desembargador Marcos Cavalcanti e outros membros do TJPB.

Preparativos para 2018

O presidente estadual do PHS na Paraíba, advogado e auditor fiscal Expedito Leite, já prepara o processo de reestruturação do partido para o processo eleitoral de 2018, objetivando a construção de quadros políticos que possam concorrer ao pleito proporcional, lançando candidaturas, principalmente a deputado federal.

Urbicentros 1

O Seminário Internacional Urbicentros, em sua quinta edição, focará três aspectos dos centros urbanos que, em seu conjunto, abarcam as principais problemáticas a que eles estão sujeitos.

Urbicentros 2

As problemáticas, segundo a professora Elisabetta Romano, são Direito à Cidade, Assistência Técnica e Memória Urbana. O evento será de 8 a 11 de novembro.

Elogios

Em solenidade ontem pela manhã, a deputada estadual Daniella Ribeiro rasgou elogios ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo: “Você tem a humanidade a flor da pele”, disse ela.

Sobre o PT do B

O vereador Chico do Sindicato avalia que o seu partido, o PT do B, teve o desempenho esperado nas eleições deste ano. Disse que o partido vai de preparar para 2018.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.