O SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Projeto ENEM, com apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que apresenta aos futuros universitários uma série de fascículos contendo questões no modelo ENEM, obedecendo à estrutura aplicada no exame e à Matriz de Referência. Todo o material tem como ponto de partida o Raio X ENEM, uma pesquisa realizada pelo SAS que identificou os conteúdos mais recorrentes no Exame nos anos de 2009 a 2019.
Os fascículos são divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos serão publicados no Portal Correio por meio do projeto ‘Conexão Enem’, com patrocínio do Unipê e Over Colégio e Curso.
Neste novo fascículo, será a vez de estudarmos itens em que são abordados os seguintes assuntos da Língua Portuguesa: funções da linguagem (3,3%) e relações intertextuais (2,8%). Também chegou a hora de estudarmos com questões das línguas estrangeiras. Em inglês, trazemos questões que abordam a leitura e interpretação de textos, representando 50% das questões que já caíram no Exame de 2009 a 2019. Isso mostra o quanto o aluno precisa ter competência leitora, compreendendo o que está escrito e sabendo interpretar as mensagens nos textos. Também em inglês, há questões que trazem análise de cartuns, tirinhas e charges (12%), recursos bastante explorados nesse tipo de prova.
Em Espanhol, não é diferente. A maioria das questões já trazidas no ENEM (56%) exige compreensão e interpretação textual. Em seguida, vêm questões que abordam semântica e domínio lexical (14%).
Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou – o que é muito pior – por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
[…]
“Livros”, de Caetano Veloso.
No excerto anterior, os livros são caracterizados por uma relação entre
2.
No choque da arte com a ciência e a tecnologia, dois outros aspectos podem ser ressaltados. O primeiro referente ao fato de os artistas se haverem bandeado para o outro lado da barricada, ou, melhor, passaram a combater em duas frentes, simultaneamente: a de sua própria criação e a da teoria doutrinária. […]
Um exemplo típico e histórico dessa nova atitude dos artistas, investindo-se nas funções de críticos e teóricos, é o dos escritos e manifestos do grupo reunido em torno da revista De Stijl, na Holanda, porta-voz do Neoplasticismo e cujo fundador e principal animador foi Theo van Doesburg.
PIGNARTARI, Décio. Semiótica da arte e da arquitetura. 4. ed. Cotia: Ateliê, 2004. p. 65-66.
Discutir a função do artista é uma das características que distingue a arte dos dois últimos séculos. Nesse sentido, existe uma alteração na função da arte justificada
3.
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
[…]
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
“Bom conselho”, de Chico Buarque.
Lançada dentro do contexto social da Ditadura Militar, no disco Quando o Carnaval chegar, de 1972, a canção anterior, de Chico Buarque, trama uma série de referências de caráter paródico a provérbios consagrados da cultura popular brasileira. No texto, o tom paródico evidencia-se por meio do(a)
4.
A publicidade surge como fator decisivo na diferenciação dos produtos, na identificação de público-alvo e sua fidelização, além de se tornar fator competitivo. Logo, a publicidade, mais do que anunciar, muitas vezes tem o papel de reforço da marca e de promover o lado simbólico do que é ofertado, pois as qualidades e funções do produto/serviço muitas vezes já não bastam para torná-lo atrativo, já que a oferta de produtos e serviços com praticamente as mesmas características e funções é, geralmente, grande.
MACEDO, Diana. A utilização de crianças em publicidade direcionada para adultos: uma análise de filme publicitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade, Propaganda e Marketing) – Centro Universitário Internacional. Disponível em: <http://www.espm.br>. Acesso em: 2 fev. 2018.
De acordo com o texto, a fidelização do público-alvo pela publicidade também ocorre por meio do(a)
5.
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. […] E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? As suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor!
“Apelo”, de Dalton Trevisan.
Atentando-se às características essenciais do gênero conto, o texto anterior
6.
No cartaz, a combinação entre os elementos verbais e não verbais visa
7.
O pescador tem dois amor
Um bem na terra, um bem no mar
O bem de terra é aquela que fica
Na beira da praia quando a gente sai
O bem de terra é aquela que chora
Mas faz que não chora quando a gente sai
O bem do mar é o mar, é o mar
Que carrega com a gente
Pra gente pescar
“O bem do mar”, Dorival Caymmi.
Na canção, exploram-se diversos recursos estilísticos e musicalidade da língua portuguesa por meio da utilização de marcas de oralidade na passagem
8.
Anjo no nome, Angélica na cara
Isso é ser flor, e Anjo juntamente
Ser Angélica flor, e Anjo florente
Em quem, se não em vós se uniformara?
[…]
Se como Anjo sois dos meus altares
Fôreis o meu custódio, e minha guarda
Livrara eu de diabólicos azares
Mas vejo, que tão bela, e tão galharda
Posto que os Anjos nunca dão pesares
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda
“Anjo no nome, Angélica na cara”, de Gregório de Matos.
São elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Barroco brasileiro, encontrados no poema, o(a)
9.
Crucificação de São Pedro, de Caravaggio.
Além do característico jogo de luz e sombra, o conhecido chiaroscuro, observa-se na imagem uma outra técnica de composição típica do Barroco, que consiste na valorização
10.
Na Bienal Internacional de Arte de Curitiba, as instalações da sul-coreana Jeongmoon Choi, feitas a partir de fios tecidos à mão e iluminados com luz neon, revelam o interesse da artista em
11.
DJANIRA. Orfeu da Conceição. 1938. 1 original de arte, óleo e guache sobre cartão,
76 cm x 56 cm. Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro).
Reprodução fotográfica: Ricardo Bhering.
A obra anterior ilustrou o cartaz da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes com a participação de Tom Jobim, que deu pela primeira vez lugar de destaque para os negros na dramaturgia brasileira. Os elementos do cartaz expressam uma ideia de
12.
TEXTO I
OHTAKE, Tomie. Sem título. 1989. Acrílico sobre tela, 180,5 cm x 170,5 cm.
Museu de Arte Moderna de São Paulo.
TEXTO II
Diante da sua pintura, o crítico vive um permanente desafio: ou fala de pintura, ou deve recolher-se. Com efeito, em suas telas, Tomie Ohtake não descreve situações vividas ou sonhadas, não comenta nem recria a realidade à sua/nossa volta, não avança para análises sociais ou políticas, não é nem confessional nem autobiográfica. Assim, não há nada em que o crítico possa agarrar-se para escapar ao desafio de falar de pintura.
MORAIS, Frederico. O edifício de formas: Tomie Ohtake. Disponível em: <http://www.institutotomieohtake.org.br/>.
O texto II dá indícios de características da obra da artista plástica Tomie Ohtake (1913-2015), a qual, além de destacar-se por suas esculturas e gravuras, produziu pinturas como a mostrada no texto I. Essa pintura dialoga com a estética
13.
Oh Raphael. Guardian angel. In love and crime
all things move in sevens. seven compartments
in the heart. the seven elaborate temptations.
[…] the seven marvelous voyages of Sinbad.
sin/bad. And the number seven branded forever
on the forehead of Cain. the first inspired man. […]
“Seventh heaven”, de Patti Smith.
O poema anterior evoca, basicamente, passagens, personagens e conceitos cristãos para
14
Com base no cartum apresentado, pode-se inferir que a procrastinação
15.
— Good and evil, right and wrong? Are these concepts that you believe in?
— Yes, I do.
— Binary thinking could hamstring you when it comes to a critical assessment of our subjects. We need to understand the gray areas.
— The world is complex, I get that. I can check my judgment at the door.
Trecho de diálogo da série Mindhunter entre a psicóloga Wendy Carr e o agente Gregg Smith. Disponível em: <https://www.springfieldspringfield.co.uk>. Acesso em: 7 nov. 2017.
Considerando o contexto do diálogo, pode-se inferir que, com o uso da expressão gray areas, a personagem quis dizer que
16.
O cartaz anterior fez parte de uma campanha publicitária promovida pela UNICEF na República Dominicana, e objetiva
17.
A tira deixa implícita a ideia de que
La bacteria que asesina olivos y almendros
La Xylella fatidiosa, conocida vulgarmente como el “ébola del olivar”, es en realidad una enfermedad provocada por una bacteria que impide el flujo de la savia y va secando la planta hasta causarle la muerte.
Esta bacteria puede afectar, no solo al olivar, sino también a otras 360 especies leñosas, entre ellas los viñedos, árboles frutales de pepita, de hueso, cítricos o de frutos secos. […] Las actuaciones para combatirla pasan por la prevención para evitar su entrada en territorio comunitario, aumentando los controles en frontera, inspecciones en viveros y con la destrucción de las plantas infectadas y las que están en el área de influencia del mosquito que transmite la bacteria.
MATÉ, Vidal. La bacteria que asesina olivos y almendros. El País. Disponível em: <https://elpais.com>. Acesso em: 25 jun. 2018.
No fragmento “Esta bacteria puede afectar, no solo al olivar, sino también a otras 360 especies leñosas”, a palavra em destaque tem a função de
GABARITO
COMENTÁRIOS
As ideias de transcendência, contidas no primeiro verso – “Os livros são objetos transcendentes”–, e de materialidade, contida no segundo verso – “Mas podemos amá-los do amor táctil” –, relacionam-se para definir o duplo caráter de um livro que a canção objetiva: ter em si conteúdo e ser suporte material desse conteúdo.
O contato com novas formas de expressão e novas teorias faz com que o artista também desenvolva um trabalho de crítico, acumulando essa função quando reflete sobre os objetivos artísticos produzidos por ele.
Observa-se a desconstrução, ou seja, a subversão do sentido original dos provérbios.
No texto, fica explícito que não basta para uma boa publicidade reforçar as características de um produto, já que podem ser encontrados no mercado outros similares. Entra aí o importante fator do valor simbólico, além do reforço da marca, mais do que simplesmente descrever o que um produto tem ou pode fazer.
Apesar de as indicações de tempo cronológico serem importantes, o tempo psicológico predomina na narrativa, na qual a percepção da passagem do tempo é construída, principalmente, por meio dos sentimentos do narrador.
O assunto retratado no anúncio relaciona reciclagem à sustentabilidade, uma vez que apresenta a ideia de reciclar as latas como uma maneira de ajudar os outros (no caso, não apenas os catadores, mas todas as pessoas).
É comum na língua falada a omissão de um plural quando já se tem alguma outra palavra da sentença no plural (no caso, o numeral já dá ideia de plural, não sendo necessário marcá-lo também em “amor”). Essa omissão também contribui para a musicalidade, uma vez que a palavra “amores” traria uma sílaba a mais ao verso, além de não rimar com “pescador”.
O poema como um todo é construído em versos de 10 sílabas métricas, respeitando-se ainda o esquema de rimas. O conflito entre o ser e parecer é típico da estética barroca, em que o artista vive o dilema entre a fé e a razão, e aparece no poema com o questionamento do eu lírico sobre o fato de a amada ser um “anjo”, mas, ao mesmo tempo, tentá-lo ao pecado.
Como costuma ocorrer na pintura Barroca, um dos lados da tela recebe maior concentração de elementos do que o outro. No caso, o hemisfério esquerdo acumula a maior parte dos elementos composicionais da tela. O hemisfério direito, por sua vez, apresenta grandes zonas de espaço vazio.
A artista procura criar uma obra em que seja possível adentrar e observar de diferentes pontos de vista, de maneira que a visão sempre seja diferente, explorando, assim, as formas que se materializam na realidade.
Existe toda uma ideia de movimento envolvida na figura do homem e da mulher em torno do violão, bem como das figuras em torno da imagem central.
As pinturas de Tomie Ohtake, como a apresentada no texto I, representam a estética abstracionista ao optar pela liberdade que suprime o racionalismo das formas e linhas na composição da obra.
Isso fica claro logo no início do texto, nos versos: “In love and crime / all things move in sevens”. A partir daí, uma série de exemplos – muitos dos quais originários do cristianismo – é usada para apoiar essa visão.
Organizar o armário e lavar a roupa, por exemplo, são atividades que precisam ser feitas. Contudo, muitas vezes, elas são usadas como desculpa para se procrastinar. O modo como essas atividades são apresentadas no cartum – City of Closet Re-organization (cidade da reorganização do armário) e Sudden Urge to Do Laundry Valley (vale da vontade súbita de lavar roupa) – evidencia esse aspecto.
Segundo a personagem, o pensamento binário (bom versus mau, certo versus errado) pode comprometer avaliações críticas, sendo fundamental o entendimento dos fatores que residem entre um extremo e outro – ou seja, das áreas cinzas (gray areas).
O intuito do cartaz é persuadir o leitor sobre a importância de denunciar os casos de exploração sexual, oferecendo meios para isso, como o número de telefone para as denúncias.
A tira deixa implícita a ideia de que a arte não tem uma mensagem única e de que, por isso, cada receptor pode ter sua compreensão subjetiva da obra.
No fragmento, sino é utilizada para indicar que, além da ideia apresentada anteriormente, outras ideias devem ser consideradas.