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Questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o Enem

O SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Projeto ENEM, com apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que apresenta aos futuros universitários uma série de fascículos contendo questões no modelo ENEM, obedecendo à estrutura aplicada no exame e à Matriz de Referência. Todo o material tem como ponto de partida o Raio X ENEM, uma pesquisa realizada pelo SAS que identificou os conteúdos mais recorrentes no Exame nos anos de 2009 a 2019.

Os fascículos são divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos serão publicados no Portal Correio por meio do projeto ‘Conexão Enem’, com patrocínio do Unipê e Over Colégio e Curso.

Neste novo fascículo, será a vez de estudarmos itens em que são abordados os seguintes assuntos da Língua Portuguesa: funções da linguagem (3,3%) e relações intertextuais (2,8%). Também chegou a hora de estudarmos com questões das línguas estrangeiras. Em inglês, trazemos questões que abordam a leitura e interpretação de textos, representando 50% das questões que já caíram no Exame de 2009 a 2019. Isso mostra o quanto o aluno precisa ter competência leitora, compreendendo o que está escrito e sabendo interpretar as mensagens nos textos. Também em inglês, há questões que trazem análise de cartuns, tirinhas e charges (12%), recursos bastante explorados nesse tipo de prova.

Em Espanhol, não é diferente. A maioria das questões já trazidas no ENEM (56%) exige compreensão e interpretação textual. Em seguida, vêm questões que abordam semântica e domínio lexical (14%). 

Os livros são objetos transcendentes 

Mas podemos amá-los do amor táctil 

Que votamos aos maços de cigarro 

Domá-los, cultivá-los em aquários, 

Em estantes, gaiolas, em fogueiras 

Ou lançá-los pra fora das janelas 

(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)

 Ou – o que é muito pior – por odiarmo-los 

Podemos simplesmente escrever um: 

Encher de vãs palavras muitas páginas 

E de mais confusão as prateleiras. 

[…] 

“Livros”, de Caetano Veloso. 

No excerto anterior, os livros são caracterizados por uma relação entre 

  1. A) criação e crítica. 
  2. B) assunto e recepção. 
  3. C) conteúdo e atemporalidade. 
  4. D) transcendência e materialidade. 
  5. E) intencionalidade e interpretação.

2.

No choque da arte com a ciência e a tecnologia, dois outros aspectos podem ser ressaltados. O primeiro referente ao fato de os artistas se haverem bandeado para o outro lado da barricada, ou, melhor, passaram a combater em duas frentes, simultaneamente: a de sua própria criação e a da teoria doutrinária. […] 

Um exemplo típico e histórico dessa nova atitude dos artistas, investindo-se nas funções de críticos e teóricos, é o dos escritos e manifestos do grupo reunido em torno da revista De Stijl, na Holanda, porta-voz do Neoplasticismo e cujo fundador e principal animador foi Theo van Doesburg. 

PIGNARTARI, Décio. Semiótica da arte e da arquitetura. 4. ed. Cotia: Ateliê, 2004. p. 65-66. 

Discutir a função do artista é uma das características que distingue a arte dos dois últimos séculos. Nesse sentido, existe uma alteração na função da arte justificada 

  1. A) pela ruptura do artista com a crítica especializada. 
  2. B) por um acréscimo de funções na figura do artista. 
  3. C) ao se analisar uma queda no número de críticos. 
  4. D) pela produção artística holandesa, particularmente. 
  5. E) em virtude de uma geração considerada antiquada.

3.

Ouça um bom conselho 

Que eu lhe dou de graça 

Inútil dormir que a dor não passa 

Espere sentado 

Ou você se cansa 

Está provado, quem espera nunca alcança

[…] 

Corro atrás do tempo 

Vim de não sei onde 

Devagar é que não se vai longe 

Eu semeio o vento 

Na minha cidade 

Vou pra rua e bebo a tempestade 

“Bom conselho”, de Chico Buarque.

Lançada dentro do contexto social da Ditadura Militar, no disco Quando o Carnaval chegar, de 1972, a canção anterior, de Chico Buarque, trama uma série de referências de caráter paródico a provérbios consagrados da cultura popular brasileira. No texto, o tom paródico evidencia-se por meio do(a) 

  1. A) subversão dos sentidos originais. 
  2. B) relação de intertextualidade. 
  3. C) efeito humorístico e cômico. 
  4. D) reiteração de imagens. 
  5. E) crítica à ditadura.

4.

A publicidade surge como fator decisivo na diferenciação dos produtos, na identificação de público-alvo e sua fidelização, além de se tornar fator competitivo. Logo, a publicidade, mais do que anunciar, muitas vezes tem o papel de reforço da marca e de promover o lado simbólico do que é ofertado, pois as qualidades e funções do produto/serviço muitas vezes já não bastam para torná-lo atrativo, já que a oferta de produtos e serviços com praticamente as mesmas características e funções é, geralmente, grande. 

MACEDO, Diana. A utilização de crianças em publicidade direcionada para adultos: uma análise de filme publicitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade, Propaganda e Marketing) – Centro Universitário Internacional. Disponível em: <http://www.espm.br>. Acesso em: 2 fev. 2018. 

De acordo com o texto, a fidelização do público-alvo pela publicidade também ocorre por meio do(a) 

  1. A) acentuação da competitividade entre as diferentes marcas. 
  2. B) encobrimento das qualidades e funções dos produtos. 
  3. C) promoção dos aspectos simbólicos do produto. 
  4. D) controle da oferta de produtos e serviços. 
  5. E) redução da produção em massa.

5.

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. 

Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. […] E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? As suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor!

 “Apelo”, de Dalton Trevisan.

Atentando-se às características essenciais do gênero conto, o texto anterior 

  1. A) rompe com a linearidade narrativa, de modo a impedir a percepção da evolução do tempo cronológico. 
  2. B) constitui uma exceção ao padrão corriqueiro do gênero ao apresentar muitos personagens e cenários. 
  3. C) dispensa uma situação narrativa concisa e específica ao encadear uma série de pensamentos e ações. 
  4. D) distancia-se da temática usual do gênero ao se propor a discutir laços familiares.
  5. E) apresenta grande parte de seu conflito construído no plano do tempo psicológico.

6.

No cartaz, a combinação entre os elementos verbais e não verbais visa 

  1. A) demonstrar que as latinhas são as principais responsáveis pela poluição ambiental.
  2. B) convencer o leitor a fazer doações financeiras às empresas da área da reciclagem. 
  3. C) atentar para a importância da relação entre reciclagem e sustentabilidade. 
  4. D) incentivar o leitor a tornar-se um profissional da área do meio ambiente. 
  5. E) dissociar a ideia da coleta seletiva do processo de reciclagem.

7.

O pescador tem dois amor 

Um bem na terra, um bem no mar 

O bem de terra é aquela que fica 

Na beira da praia quando a gente sai 

O bem de terra é aquela que chora 

Mas faz que não chora quando a gente sai 

O bem do mar é o mar, é o mar 

Que carrega com a gente 

Pra gente pescar 

“O bem do mar”, Dorival Caymmi. 

Na canção, exploram-se diversos recursos estilísticos e musicalidade da língua portuguesa por meio da utilização de marcas de oralidade na passagem 

  1. A) “O bem de terra é aquela que chora”. 
  2. B) “Um bem na terra, um bem no mar”. 
  3. C) “O bem de terra é aquela que fica”. 
  4. D) “O pescador tem dois amor”. 
  5. E) “O bem do mar é o mar”.

8.

Anjo no nome, Angélica na cara 

Isso é ser flor, e Anjo juntamente 

Ser Angélica flor, e Anjo florente 

Em quem, se não em vós se uniformara? 

[…] 

Se como Anjo sois dos meus altares 

Fôreis o meu custódio, e minha guarda 

Livrara eu de diabólicos azares 

Mas vejo, que tão bela, e tão galharda 

Posto que os Anjos nunca dão pesares 

Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda 

“Anjo no nome, Angélica na cara”, de Gregório de Matos. 

São elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Barroco brasileiro, encontrados no poema, o(a) 

  1. A) preocupação do eu lírico com a realidade social e uso de hipérbatos. 
  2. B) conflito entre o ser e o parecer e respeito à métrica tradicional. 
  3. C) uso de linguagem simples e presença de jogo antitético. 
  4. D) liberdade formal da estrutura poética e temática sacra.   
  5. E) temática nacionalista e uso do verso livre.

9.

Crucificação de São Pedro, de Caravaggio. 

Além do característico jogo de luz e sombra, o conhecido chiaroscuro, observa-se na imagem uma outra técnica de composição típica do Barroco, que consiste na valorização 

  1. A) de cenários requintados, contrastando com a simplicidade das personagens. 
  2. B) de expressões faciais que revelam serenidade, suavizando a tensão da cena. 
  3. C) da divisão da tela em dois hemisférios bem distribuídos, privilegiando a harmonia.
  4. D) da simplicidade no vestuário das personagens, exemplificada na figura de São Pedro. 
  5. E) do desequilíbrio, concentrando elementos composicionais em um único lado da tela.

10.

Na Bienal Internacional de Arte de Curitiba, as instalações da sul-coreana Jeongmoon Choi, feitas a partir de fios tecidos à mão e iluminados com luz neon, revelam o interesse da artista em

  1. A) romper o processo de interação com o público da exposição. 
  2. B) delimitar seu público a pessoas com conhecimento acadêmico. 
  3. C) propor uma visão de arte mais voltada ao experimentalismo das formas. 
  4. D) homenagear a técnica artesanal do bordado e do ponto cruz de origem açoriana.
  5. E) trabalhar com materiais sofisticados e desconhecidos do grande público.

11.

DJANIRA. Orfeu da Conceição. 1938. 1 original de arte, óleo e guache sobre cartão, 

76 cm x 56 cm. Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro). 

Reprodução fotográfica: Ricardo Bhering. 

A obra anterior ilustrou o cartaz da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes com a participação de Tom Jobim, que deu pela primeira vez lugar de destaque para os negros na dramaturgia brasileira. Os elementos do cartaz expressam uma ideia de 

  1. A) perplexidade diante do urbano. 
  2. B) zoomorfização típica naturalista. 
  3. C) movimento e integração cultural. 
  4. D) exploração dos prazeres diurnos. 
  5. E) luta contra a opressão escravista.

12.

TEXTO I

OHTAKE, Tomie. Sem título. 1989. Acrílico sobre tela, 180,5 cm x 170,5 cm. 

Museu de Arte Moderna de São Paulo.

TEXTO II 

Diante da sua pintura, o crítico vive um permanente desafio: ou fala de pintura, ou deve recolher-se. Com efeito, em suas telas, Tomie Ohtake não descreve situações vividas ou sonhadas, não comenta nem recria a realidade à sua/nossa volta, não avança para análises sociais ou políticas, não é nem confessional nem autobiográfica. Assim, não há nada em que o crítico possa agarrar-se para escapar ao desafio de falar de pintura. 

MORAIS, Frederico. O edifício de formas: Tomie Ohtake. Disponível em: <http://www.institutotomieohtake.org.br/>.  

O texto II dá indícios de características da obra da artista plástica Tomie Ohtake (1913-2015), a qual, além de destacar-se por suas esculturas e gravuras, produziu pinturas como a mostrada no texto I. Essa pintura dialoga com a estética 

  1. A) expressionista, por ressaltar os sentimentos pela distorção das formas. 
  2. B) abstracionista, por adotar a forma livre na composição da obra. 
  3. C) cubista, por cultivar o figurativismo por meio de formas geométricas. 
  4. D) surrealista, por representar cenários irracionais e subconscientes. 
  5. E) simbolista, por expressar a vida interior com símbolos e sugestões.

13.

Oh Raphael. Guardian angel. In love and crime 

all things move in sevens. seven compartments

in the heart. the seven elaborate temptations. 

[…] the seven marvelous voyages of Sinbad. 

sin/bad. And the number seven branded forever 

on the forehead of Cain. the first inspired man. […] 

“Seventh heaven”, de Patti Smith. 

O poema anterior evoca, basicamente, passagens, personagens e conceitos cristãos para 

  1. A) comprovar a existência do paraíso, que no poema é associado ao sétimo céu. 
  2. B) salientar que o amor e o ódio constituem a base da sociedade contemporânea. 
  3. C) apontar a influência do número sete em assuntos relacionados a amor e delito. 
  4. D) abordar temas que são motivo de preocupação, como violência. 
  5. E) mostrar a influência do Ocidente sobre o Oriente Médio, onde teve origem Sinbad.

14

Com base no cartum apresentado, pode-se inferir que a procrastinação 

  1. A) está relacionada ao excesso de obrigações, que não permite às pessoas se organizarem. 
  2. B) limita-se a atividades de lazer que levam à perda de foco e concentração. 
  3. C) envolve atividades que precisam ser feitas, mas que são deixadas para depois. 
  4. D) restringe-se a atividades on-line, podendo ser contornada com pausas para café e distração. 
  5. E) tem a ver com a agitação dos dias atuais, que deixa as pessoas permanentemente exaustas.

15.

— Good and evil, right and wrong? Are these concepts that you believe in?

— Yes, I do. 

— Binary thinking could hamstring you when it comes to a critical assessment of our subjects. We need to understand the gray areas.

— The world is complex, I get that. I can check my judgment at the door. 

Trecho de diálogo da série Mindhunter entre a psicóloga Wendy Carr e o agente Gregg Smith. Disponível em: <https://www.springfieldspringfield.co.uk>. Acesso em: 7 nov. 2017. 

Considerando o contexto do diálogo, pode-se inferir que, com o uso da expressão gray areas, a personagem quis dizer que 

  1. A) o pensamento binário pode levar a uma avaliação crítica das coisas. 
  2. B) as nuances que existem entre os extremos devem ser consideradas. 
  3. C) o mundo é complexo e, para entendê-lo, é preciso ter uma postura binária. 
  4. D) o lado perverso que existe em todas as pessoas precisa ser compreendido. 
  5. E) a avaliação crítica tolhe as áreas cinzas, levando a um pensamento simplista.

16.

O cartaz anterior fez parte de uma campanha publicitária promovida pela UNICEF na República Dominicana, e objetiva 

  1. A) explicar as causas da exploração sexual de crianças e adolescentes. 
  2. B) noticiar o crescimento da exploração sexual de crianças e adolescentes. 
  3. C) relatar o drama de crianças e adolescentes que são explorados sexualmente. 
  4. D) incentivar a denúncia dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
  5. E) apresentar as consequências da exploração sexual de crianças e adolescentes.

17.

A tira deixa implícita a ideia de que 

  1. A) a arte necessita de uma explicação discursiva para ser apreciada. 
  2. B) os artistas podem controlar os significados de suas criações. 
  3. C) os trabalhos artísticos devem ser representativos. 
  4. D) o autor de uma obra é o detentor do sentido desta. 
  5. E) a arte prescinde de uma mensagem única e objetiva.

 

La bacteria que asesina olivos y almendros 

La Xylella fatidiosa, conocida vulgarmente como el “ébola del olivar”, es en realidad una enfermedad provocada por una bacteria que impide el flujo de la savia y va secando la planta hasta causarle la muerte. 

Esta bacteria puede afectar, no solo al olivar, sino también a otras 360 especies leñosas, entre ellas los viñedos, árboles frutales de pepita, de hueso, cítricos o de frutos secos. […] Las actuaciones para combatirla pasan por la prevención para evitar su entrada en territorio comunitario, aumentando los controles en frontera, inspecciones en viveros y con la destrucción de las plantas infectadas y las que están en el área de influencia del mosquito que transmite la bacteria. 

MATÉ, Vidal. La bacteria que asesina olivos y almendros. El País. Disponível em: <https://elpais.com>. Acesso em: 25 jun. 2018.

No fragmento “Esta bacteria puede afectar, no solo al olivar, sino también a otras 360 especies leñosas”, a palavra em destaque tem a função de 

  1. A) enfatizar uma ideia dada anteriormente. 
  2. B) entrar em contradição com a ideia anterior. 
  3. C) desqualificar de forma enfática a ideia anterior. 
  4. D) acrescentar à ideia anterior outras possibilidades. 
  5. E) indicar algo que se instituiu como única alternativa.

GABARITO

COMENTÁRIOS

 

  1. D

As ideias de transcendência, contidas no primeiro verso – “Os livros são objetos transcendentes”–, e de materialidade, contida no segundo verso – “Mas podemos amá-los do amor táctil” –, relacionam-se para definir o duplo caráter de um livro que a canção objetiva: ter em si conteúdo e ser suporte material desse conteúdo.

  1. B

O contato com novas formas de expressão e novas teorias faz com que o artista também desenvolva um trabalho de crítico, acumulando essa função quando reflete sobre os objetivos artísticos produzidos por ele.

  1. A

Observa-se a desconstrução, ou seja, a subversão do sentido original dos provérbios.

  1. C

No texto, fica explícito que não basta para uma boa publicidade reforçar as características de um produto, já que podem ser encontrados no mercado outros similares. Entra aí o importante fator do valor simbólico, além do reforço da marca, mais do que simplesmente descrever o que um produto tem ou pode fazer.

  1. E

Apesar de as indicações de tempo cronológico serem importantes, o tempo psicológico predomina na narrativa, na qual a percepção da passagem do tempo é construída, principalmente, por meio dos sentimentos do narrador.

  1. C

O assunto retratado no anúncio relaciona reciclagem à sustentabilidade, uma vez que apresenta a ideia de reciclar as latas como uma maneira de ajudar os outros (no caso, não apenas os catadores, mas todas as pessoas).

  1. D

É comum na língua falada a omissão de um plural quando já se tem alguma outra palavra da sentença no plural (no caso, o numeral já dá ideia de plural, não sendo necessário marcá-lo também em “amor”). Essa omissão também contribui para a musicalidade, uma vez que a palavra “amores” traria uma sílaba a mais ao verso, além de não rimar com “pescador”.

  1. B

O poema como um todo é construído em versos de 10 sílabas métricas, respeitando-se ainda o esquema de rimas. O conflito entre o ser e parecer é típico da estética barroca, em que o artista vive o dilema entre a fé e a razão, e aparece no poema com o questionamento do eu lírico sobre o fato de a amada ser um “anjo”, mas, ao mesmo tempo, tentá-lo ao pecado.

  1. E

Como costuma ocorrer na pintura Barroca, um dos lados da tela recebe maior concentração de elementos do que o outro. No caso, o hemisfério esquerdo acumula a maior parte dos elementos composicionais da tela. O hemisfério direito, por sua vez, apresenta grandes zonas de espaço vazio.

  1. C

A artista procura criar uma obra em que seja possível adentrar e observar de diferentes pontos de vista, de maneira que a visão sempre seja diferente, explorando, assim, as formas que se materializam na realidade.

  1. C

Existe toda uma ideia de movimento envolvida na figura do homem e da mulher em torno do violão, bem como das figuras em torno da imagem central.

  1. B

As pinturas de Tomie Ohtake, como a apresentada no texto I, representam a estética abstracionista ao optar pela liberdade que suprime o racionalismo das formas e linhas na composição da obra.

  1. C

Isso fica claro logo no início do texto, nos versos: “In love and crime / all things move in sevens”. A partir daí, uma série de exemplos – muitos dos quais originários do cristianismo – é usada para apoiar essa visão.

  1. C

Organizar o armário e lavar a roupa, por exemplo, são atividades que precisam ser feitas. Contudo, muitas vezes, elas são usadas como desculpa para se procrastinar. O modo como essas atividades são apresentadas no cartum – City of Closet Re-organization (cidade da reorganização do armário) e Sudden Urge to Do Laundry Valley (vale da vontade súbita de lavar roupa) – evidencia esse aspecto.

  1. B

Segundo a personagem, o pensamento binário (bom versus mau, certo versus errado) pode comprometer avaliações críticas, sendo fundamental o entendimento dos fatores que residem entre um extremo e outro – ou seja, das áreas cinzas (gray areas).

  1. D

O intuito do cartaz é persuadir o leitor sobre a importância de denunciar os casos de exploração sexual, oferecendo meios para isso, como o número de telefone para as denúncias.

  1. E

A tira deixa implícita a ideia de que a arte não tem uma mensagem única e de que, por isso, cada receptor pode ter sua compreensão subjetiva da obra.

  1. D

No fragmento, sino é utilizada para indicar que, além da ideia apresentada anteriormente, outras ideias devem ser consideradas.

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