Início Geral

Ramalho Leite toma posse no IHGP e lan?a Botija de Camuc? em Jo?o Pessoa

O historiador Ramalho Leite tomou posse ontem como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), na cadeira número 45. A solenidade foi na sede do próprio Instituto, em João Pessoa. O novo sócio foi saudado pelo historiador Renato César Carneiro, ocupante da Cadeira número 34, que tem como Patrona Ignez Mariz. Na ocasião, o historiador Ramalho Leite lançou o livro “A Botija de Camucá”.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Joaquim Osterne Carneiro, abriu a sessão solene para a entrega do diploma de comenda ao novo sócio, formando a mesa, que contou com a participação do empresário Roberto Cavalcanti. “Eu vejo a chegada de Ramalho Leite com muita satisfação, primeiro pelo mérito que ele tem de ter uma passagem e uma preocupação nesse seguimento. As pessoas que têm a capacidade de liderança que ele tem, com sua trajetória e sua história, são emblemáticas em qualquer parte que estejam”, ressaltou o empresário Roberto Cavalcanti.

Ramalho Filho ressaltou que a cadeira que ocupará representa grande responsabilidade. “Eu estou substituindo aqui a Dorgival Terceiro Neto, de quem eu fui auxiliar, companheiro, amigo e cujo patrono é Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, então, estou substituindo dois governadores da Paraíba, com a responsabilidade grande e espero não decepcionar”, disse o novo sócio.

De acordo com o historiador, o nome do livro que lançou na noite de ontem é uma homenagem ao distrito de Camucá, onde ele nasceu. “O livro retrata a estória de um ladino, sobre a notícia de que se tinha arrancado uma botija, e consegue enganar todo o comércio da pequena cidade e fugir em um trem”, explicou.

Assista à matéria exibida na TV Correio HD.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.