Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Escolas públicas de JP recebem 49% de alunos da rede privada

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Capital (Sedec) revelou que das 2.995 novas matriculas realizadas até a primeira quinzena de janeiro, 1.483, o equivalente a 49,51% são de alunos vindos da rede privada de ensino. É o caso de Morgana Thomas dos Santos, de 11 anos, que cursava o 6° ano em uma escola mista (privada com subsídio do governo). Mas, esse ano, com a crise econômica, seus pais decidiram transferi-la para uma escola da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.

A estudante passará a integrar uma das turmas do 7º ano da Escola Municipal Antenor Navarro, no bairro do Gramame, na Zona Sul da Capital. “Desde o aumento nas mensalidades, assim como custo dos materiais e despesas em geral, tudo isso pesou demais no nosso orçamento”, justificou Kalyne Lima, mãe da Morgana, ressaltando que a mudança atendeu a outros aspectos importantes, como a qualidade e estrutura oferecida pelo ensino municipal.

“Teve, também, um crescimento da confiança na qualidade do ensino público municipal. A escola que a minha filha vai estudar é referência de boa qualidade e estrutura, o que nos deixa bem tranquilos com relação ao desenvolvimento que a minha filha vai ter na escola”, concluiu.

Assim como Kalyne Lima, milhares de outros pais e mães que tinham os filhos matriculados em escolas privadas da Capital estão optando pelas unidades de ensino da rede municipal. O dado é visto pela secretária de Educação e Cultura, Edilma Freire, como um reconhecimento da qualidade do ensino colocado em prática pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Temos uma credibilidade muito grande perante a sociedade diante dos resultados que João Pessoa vem oferecendo na educação. Além dos investimentos nas estruturas, nós pagamos salário 30% acima do piso nacional para os professores. Tudo isso se reflete na qualidade do ensino”, pontuou a secretária.

A estimativa da Sedec é de que a rede municipal receba mais de 4 mil novos estudantes em 2018. “É uma marca muito relevante e a rede municipal tem a satisfação e o compromisso de oferecer vagas para toda essa demanda”, concluiu Edilma Freire.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.