Início Geral

Representante da PB em encontro internacional de capoeira, professor precisa de passagem

O professor de capoeira Tawan Assis, conhecido como ‘Babu’, foi convidado para ser representante da Paraíba, palestrando e se apresentando, no 9º Encontro Internacional de Capoeira e Cultura, que acontece entre os dias 25 e 28 deste mês no município de Sopó, na Colômbia, promovido pelo grupo Axé Capoeira, do qual faz parte, sendo ele um dos coordenadores regionais e o único convocado do estado. Para ir ao evento, no entanto, ele destacou um empecilho em conversa com o Portal Correio. Ele precisa que o valor de R$ 3.215, correspondente às passagens de ida e volta, seja proporcionado por algum investidor, pois a quantia está além das possibilidades de aquisição.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

O evento na Colômbia se mostra como uma grande convenção de capoeiristas de várias partes do mundo, sendo um espaço para trocas de experiências, contendo na programação um campeonato da modalidade, além de ‘batizados’ de novos atletas e discussões culturais.

“Farei uma palestra sobre cultura e a transmissão da língua portuguesa através da capoeira para outros países”, contou Babu, que irá ao evento acompanhado do Mestre Barrão, de Recife, presidente do grupo Axé Capoeira, que foi criado na capital pernambucana em 1982, presente atualmente em 48 países.

Com 40 anos de idade, Babu, que é natural de Abreu e Lima (PE), mas vive na Paraíba há mais de 10, é capoeirista há 32 anos, sendo professor há 16. O atleta e educador apresenta uma trajetória de sucesso no esporte. Ele é tetracampeão brasileiro, vice no Mundial (realizado na Paraíba em 2013), bicampeão Norte-Nordeste e vencedor em incontáveis torneios locais.

O professor também destaca a projeção que a Paraíba tem no cenário internacional no âmbito da capoeira. No último mês de novembro, conforme relatou, o estado sediou um encontro internacional do esporte, atraindo mais de 1,2 mil participantes, que representaram 26 países.

O encontro no país vizinho não é uma ação isolada. Para 2016, estão previstos outros eventos nos Estados Unidos, no Canadá, no Chile, na Venezuela, na China, na França e em outras localidades da Europa.

Reiterando a necessidade de apoio para a possibilidade de participar efetivamente do evento e levar para o exterior a cultura paraibana e o esporte brasileiro, o professor Babu convida os internautas a visitar o site www.axecapoeira.com, que tem todos os detalhes referentes ao grupo que integra, sendo também importante para a aproximação daqueles que têm interesse em passar a praticar o esporte.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.