Início Geral

Representantes do TCU e CGU aprovaram as obras do Projeto S?o Francisco

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou, nesta terça-feira (06), em Brasília, de audiência pública no Senado Federal para apresentar a execução das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) também estiveram no encontro. A avaliação dos órgãos de controle em relação ao andamento da obra foi bastante positiva.

De acordo com a secretária de Fiscalização de Obras TCU, Juliana Pontes de Carvalho, a obra  se encontra atualmente no ápice de execução. “Elas estão atualmente engrenadas. Temos mais de 10 mil homens em campo, mais de três mil equipamentos. E ficamos muito felizes de dizer que hoje a realidade é outra. O Tribunal identificou os problemas, nós sentamos com o Ministério, que concentrou esforços, reorganizou sua estrutura interna. O que nós vimos hoje é o resultado desse trabalho”, relata Juliana.

Segundo o diretor de Auditoria da CGU, Wagner Rosa da Silva, o entrosamento entre o Ministério da Integração Nacional e a CGU foi essencial para o andamento do trabalho. “Chegou a certo ponto que precisava ser reavaliado o projeto e o Ministério fez isso. Redistribuiu a sistemática dos lotes anteriores, dividiu em menor quantidade e agrupou em outras frentes de trabalho”, relatou o diretor. A Controladora-Geral da União acompanha as obras da Integração do Rio São Francisco desde 2007.

Durante a audiência, o ministro Francisco Teixeira revelou que a execução física do empreendimento está quase 60% concluída. “Em dezembro, nossa execução física estava em 52,2% e hoje nós estamos com 57,8%. Ou seja, evoluímos 5,6% em quatro meses”, comemorou.

Saiba mais

O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água a mais de 12 milhões de nordestinos dos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ao todo, 390 municípios serão beneficiados pela obra. Para dar celeridade à conclusão do empreendimento, alguns trechos contam com operários trabalhando 24 horas por dia. Mais de 10 mil trabalhadores atuam no projeto, sendo que 3.140 máquinas estão em operação.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.