Neste domingo (7), O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) resgatou mais de mil caranguejos que estavam sendo vendido irregularmente em três feiras livres da Grande João Pessoa: Oitizeiro, Mangabeira e Santa Rita Agora, o número de caranguejos apreendidos neste fim de semana, no período de defeso, quando é irregular a caça comercialização, beira aos 4 mil crustáceos. Na ocasião, vinte aves irregulares também foram resgatadas e três pessoas foram presas.
Nesse sábado (6), a Polícia Ambiental já tinha divulgado a apreensão de 2,5 mil caranguejos no Mercado Central e na feira de Mangabeira. Segundo o major Cristóvão Lucas, o período de defeso acontece uma semana sim, outra não, neste mês de janeiro. A partir, desta segunda-feira, por exemplo, a comercialização e caça está liberada.
O período de defeso é uma determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que consiste na proibição da captura, transporte, armazenamento e comercialização do animal sem autorização dos órgãos ambientais.