Moeda: Clima: Marés:
Início João Pessoa

Respostas do quiz sobre João Pessoa-PB

Maiores bairros de João Pessoa

O maior bairro de João Pessoa é Mangabeira, na Zona Sul, com sete partes e 76 mil habitantes. O Cristo, na Zona Oeste, tem 37,5 mil pessoas. Completam a lista de bairros mais populosos da Capital Oitizeiro, na Zona Oeste, com 29,1 mil habitantes; Manaíra, na Zona Leste, com 26,4 mil; Cruz das Armas, na Zona Oeste, com 25,5 mil habitantes; e Gramame, na Zona Sul, com 24,4 mil.

Viaduto do Cristo, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Semob-JP)

Ponto mais oriental das Américas

A Ponta do Seixas é o ponto continental mais próximo da África. Não fica no local onde está o monumento à Rosa dos Ventos, mas exatamente na areia da praia.

Seixas (Foto: Arquivo/Portal Correio)

João Pessoa não nasceu na orla

Diferente do que ocorreu na maioria das capitais litorâneas do país, João Pessoa formou as primeiras populações às margens do Rio Sanhauá, no século XVI, no que se transformou no bairro do Varadouro. A cidade só cresceu em direção à praia no século XX.

Mangue no Porto do Campim, na área do Varadouro, em João Pessoa (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

Ruy Carneiro separa Manaíra e Tambaú

Uma das principais avenidas de João Pessoa divide esses dois bairros da orla da Capital.

Avenida Ruy Carneiro (Foto: Google Street View)

Prédio mais alto do Nordeste

O Tour Geneve é o edifício mais alto do Nordeste, com pouco mais de 182 metros e 54 andares. O edifício mais alto do Brasil está em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, onde se concentram grandes prédios do país.

Tour Geneve, arranha-céu
Tour Geneve (Foto: Diego Schuler/TWS/Divulgação)

Avenida Beira Rio se chama José Américo

Uma das principais avenidas de João Pessoa, que liga o Centro à orla pelo bairro da Torre, homenageia o poeta paraibano, fundador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ex-ministro José Américo de Almeida.

durante-inspecao-cartaxo-garante-beira-rio-pronta-no-1o-trimestre-de-2018
Avenida Beira Rio (Foto: Divulgação/ Alessandro Potter/PMJP)

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré

O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. É homenageado no Busto de Tamandaré e também com nome na avenida da orla do bairro de Tambaú. Segundo a Marinha do Brasil, ele é considerado um dos personagens importantes na construção do país ao participar de conflitos que defendiam os interesses nacionais no início da independência.

Busto de Tamandaré (Foto: Portal Correio)

Viaduto Eduardo Campos

O nome do governador de Pernambuco, que morreu em um acidente de avião quando era candidato à Presidência na campanha de 2014, está no viaduto do bairro do Geisel, na Zona Sul de João Pessoa. O viaduto de Mangabeira se chama ‘Trevo das Mangabeiras’ e interliga vias de acesso aos bairros Bancários, Mangabeira e José Américo.

A obra do Geisel foi inaugurada em 2016 pelo então governador da Paraíba Ricardo Coutinho.

Viaduto Eduardo Campos, o viaduto do Geisel (Foto: Walter Rafael/Secom-PB)

Monumento à Pedra do Reino

A obra do escritor paraibano Ariano Suassuna é homenageada em monumento no Parque da Lagoa, no Centro da Capital, e foi inaugurada pelo ex-prefeito da cidade, Ricardo Coutinho, em 2014.

Monumento à Pedra do Reino no Parque da Lagoa (Foto: Reprodução/Google Street View)

Campina Grande é maior que João Pessoa

Apesar de João Pessoa ter a maior população do estado, com quase 820 mil pessoas, a cidade está longe de ter a maior área territorial. Segundo dados mais recentes, de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o espaço da Capital tem 210,044 km², o de Campina Grande tem 591,658 km².

Palavras Chave

João Pessoa 436 anos
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.