Início Geral

Reunião discute formação de Núcleos de Educação Ambiental em Patos, no Sertão da PB

A reunião em Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa, discutiu um planejamento para a formação de Núcleos de Educação Ambiental (NAE), nas escolas da rede municipal de ensino, nesta segunda-feira (3). O encontro teve a presença da secretária de Educação Alana Candeia e do secretário de Meio Ambiente Natércio Alves de Lima, além da professora Maria de Fátima Araújo, representando o Departamento de Biologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e técnicos das duas secretarias.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com secretária de educação Alana Candeia, o principal objetivo de reunião foi discutir o gerenciamento de resíduos sólidos como um problema comum ao cidadão e, por isso, a necessidade de uma reeducação. “Precisamos implantar projetos de educação ambiental, uma vez que é exigência da legislação vigente e porque faz parte do processo de reeducação do cidadão patoense”, avaliou.

Para o secretário de Meio Ambiente Natércio Alves de Lima, o plano de gerenciamento de recursos sólidos visa conscientizar os alunos para, daí em diante, estabelecer um trabalho contínuo na população. “O nosso pontapé inicial foi dado hoje com a educação e precisamos nos organizar com a experiência piloto para em seguida alcançar também as demais secretarias do poder público municipal”, explicou.

Já o técnico ambiental Sílvio Alves Moreira enfatizou que o plano é uma forma de ajudar na separação entre o lixo seco e o lixo úmido, gerando com isso o reaproveitamento da Associação dos Catadores de Patos (Ascap), que potencializa o trabalho de limpeza e reciclagem da cidade. “A coleta seletiva de resíduos é o ponto fundamental para diminuir a quantidade de lixo exposto no lixão e futuramente no aterro sanitário do município”, afirmou.

A reunião também definiu a realização de um novo encontro na próxima terça-feira (11), quando será elaborado um projeto piloto a ser realizado nas escolas públicas do município. Pela ideia inicial, será escolhida uma área de atuação para que haja o conhecimento necessário de toda a demanda de trabalho. Após a elaboração, serão definidas as diretrizes para se porem em prática as ações do projeto.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.