Início Geral

Reuni?o discute cursos de qualifica??o da m?o de obra no turismo da PB

Secretários municipais de turismo de 17 cidades do litoral paraibano e representantes do ‘trade’ local se reúnem nesta quinta-feira (23), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a partir das 14h30, para fazer um planejamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 2015.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na pauta, serão discutidos e levantados os principais cursos para atender as demandas de cada município. O programa oferece vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais com duração mínima de 800 horas/aluno. Os participantes devem ter concluído o ensino médio.

De acordo com a consultora de Planejamento da PBTur, Débora Luna, os cursos são direcionados aos profissionais que atuam na cadeia produtiva do Turismo na Paraíba ou às pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho nesta área. O Projeto de Qualificação Setorial do Turismo na Paraíba, que envolve o Governo do Estado, por meio da PBTur, o Sebrae e o Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e Secretaria de Turismo de João Pessoa) capacitou em 2014 cerca de 2,5 mil profissionais ligados ao setor turístico e que atuam no mercado.

“O bom atendimento aos turistas e às pessoas que residem no Estado passa por esse tipo de capacitação, que melhora o desempenho profissional daqueles que tratam diretamente com o público final, com resultados bastante positivos para a imagem do turismo oferecido na Paraíba”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Os cursos de qualificação são ministrados por instrutores do Sebrae nas áreas de gastronomia e atendimento e permite aos profissionais a complementação, atualização ou aprofundamento de competências que visam ao seu desenvolvimento frente às mudanças em curso no mundo do trabalho. Durante os cursos, os profissionais têm noção das transformações dos conceitos em práticas diárias, apresentação do que há de melhor na área com aperfeiçoamento dos fazeres gastronômicos e inclusão de novas tendências.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Dentro do programa os cursos são divididos em grandes eixos que são: Informação e comunicação; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Produção Cultural e Design; Ambiente e Saúde; Produção Alimentícia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Desenvolvimento Educacional e Social; Infraestrutura; Recursos Naturais e Controle de Processos Industriais.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.