Início Geral

Reuni?o para elei??o na UFPB acaba em tumulto entre manifestantes e seguran?as

Um confronto entre seguranças e manifestantes foi registrado na manhã desta terça-feira (16), no prédio da reitoria da Universidade Federal da Paraíba, durante reunião para definir o regimento para eleição de escolha do reitor da instituição. Apesar do registro de violência, a reunião não foi interrompida. Veja abaixo um vídeo do tumulto.

Leia mais Notícias do Portal Correio

Ficaram definidas duas questões importantes. A primeira é a data do pleito, que será no dia 13 de abril. A segunda, definida após votação do Conselho Universitário da UFPB (Consuni), diz respeito à liberação para votar concedida aos mais de 800 servidores do Hospital Universitário da instituição, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinte e quatro conselheiros votaram a favor, 16 foram contrários e 3 se abstiveram. Contrários à decisão, os professores podem recorrer judicialmente.

Os protestos de professores, alunos e servidores ocorreram em virtude de posição contrária à data da eleição e permissão para funcionários do HU, contratados pela Ebserh, para votar. Os dois pontos da discussão causaram revolta e um tumulto foi iniciado na porta da reitoria. Os seguranças da UFPB impediram a entrada dos manifestantes e houve um confronto. Socos foram registrados. Um grupo de mães também tentou falar com a reitora Margareth Diniz para contestar o fechamento de uma creche da UFPB, mas sem sucesso.

Em nota distribuída aos conselheiros do Consuni, o Sindicato dos Professores se posicionou contrário a pontos da minuta de resolução apresentada pela Reitoria. A entidade rejeita a proposta de incluir no colégio eleitoral o voto dos funcionários da Ebserh.

“Essa proposta é um profundo desrespeito com a comunidade universitária, pois descaracteriza o que se constituiu historicamente como comunidade universitária da UFPB”, destacou o presidente do sindicato Marcelo Sitcovsky. Ele ressalta que, contratualmente, portanto juridicamente, os funcionários contratados pela Ebserh e que estão lotados no Hospital Universitário são vinculados exclusivamente à empresa e não à universidade.

Vídeo feito pela assessoria de imprensa da ADUFPB:

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.