Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Rio Tinto inaugura Sala do Empreendedor

Um espaço para tirar dúvidas sobre abertura e fechamento de empresas, fornecer informações contábeis, capacitar micro e pequenos empresários para gerir melhor o próprio negócio e fomentar o empreendedorismo local. Além disso, fazer tudo de forma fácil e sem burocracias. Essas são as prerrogativas da Sala do Empreendedor, local que foi inaugurado na última sexta-feira (20) no município de Rio Tinto. Na Paraíba, de acordo com o último levantamento do Sebrae, existem 80 salas em funcionamento – o que corresponde a 36% das cidades paraibanas sendo atendidas pelo local.

Além de funcionar com apoio do Sebrae Paraíba, a sala do empreendedor em Rio Tinto vai contar com o suporte de entidades financeiras, a exemplo do Banco do Nordeste, e também terá espaço para o Empreender Rio Tinto, que, assim como o Empreender Paraíba, fornece linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Nos próximos dias, pelo menos 80 micro e pequenos empreendedores, assim como os microempreendedores individuais (MEI) da cidade, vão ser beneficiados com crédito do Empreender Rio Tinto.

Além disso, os beneficiados vão passar por etapas como cursos de capacitação, entrevista, elaboração de plano de negócio, visita técnica e análise de crédito. De acordo com o gerente regional do Sebrae em João Pessoa, Franco Fred, que participou do evento de inauguração da Sala do Empreendedor em Rio Tinto, o local dá a oportunidade aos empreendedores para realizarem seus sonhos.

“Quantos aqui não estão precisando desse pontapé? Então, os empreendedores ganham um espaço onde terão capacitações, informações e orientações para poder construir um ambiente de negócios onde exista um desenvolvimento integrado e sustentável de toda a região, gerando emprego e renda”, destacou. O prefeito do município, Fernando Naia, afirma que a média de crédito que será disponibilizada aos empreendedores que forem beneficiados com o Empreender Rio Tinto é de R$ 3 mil.

“Ninguém pensava nos micro e pequenos empresários de Rio Tinto. Agora, essas pessoas são nosso alvo maior. Essa sala é um marco, principalmente porque vai permitir também que os comerciantes que ainda não tenham CNPJ possam se formalizar e deixarem de perder oportunidades porque não são formalizados. Aqui será uma casa para todo e qualquer empreendedor buscar orientação e também contar com plantões contábeis e de parceiros como o Sebrae e o Banco do Nordeste”, frisou.

Local vai funcionar de segunda a sábado

De acordo com o agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Rio Tinto, Helkarlan Anderson, antes de o espaço ser inaugurado já estava em curso um trabalho de formalização junto aos comerciantes locais. “Também fizemos consultoria para compras governamentais e foram realizadas licitações da prefeitura voltadas aos micro e pequenos empresários. Com a inauguração, teremos muitos cursos de capacitações e toda a parte de consultoria, desde formalização até acompanhamento contábil”, explicou. O local vai funcionar das 8h às 15h de segunda a sexta-feira e das 8h às 13h aos sábados.

A analista do Sebrae Paraíba, Marielza Rodriguez, explicou que Rio Tinto, ao lado de Mamanguape, tornaram-se polos da região do Vale do Mamanguape. “Existe um grande potencial empresarial, mas os empreendedores locais precisam de informações para poder se formalizarem e também aproveitarem seu potencial. Acredito que a sala será um divisor de águas principalmente para as pessoas conquistarem sua cidadania empresarial”, comentou.

Além de um comércio local bastante forte, a analista do Sebrae destaca o potencial para o turismo, principalmente por meio de estabelecimentos como pousadas e restaurantes, além da agricultura familiar. De modo geral, a área se serviços, principalmente nos segmentos de oficinas mecânicas, beleza e estética e serviços turísticos, também podem ser explorados pelos empreendedores locais.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.