Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Riqueza de tra?os e formas marca exposi??o ?Guardi?o das Cores?, de Tito Lobo

O artista plástico Tito Lobo abriu essa semana a exposição intitulada “Guardião das Cores”, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição permanece no local até o dia 14 de setembro, e faz parte da programação de aniversário de seis anos da Estação. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça até sexta-feira das 9h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é das 10h às 21h.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O nome da exposição “Guardião das Cores”, segundo Tito Lobo, surgiu de um texto escrito pelo amigo Bebé de Natércio para um material de uma empresa de designer. “Eu gostei muito desse nome que falava das minhas obras, da minha vida de artista”, comentou Tito.

O conjunto de obras desta exposição reúne trabalhos de vários períodos de sua carreira. “Tem trabalhos que produzi em 2004, 2006 e até neste ano de 2014”, disse Tito Lobo, que tem também suas telas gravadas em peças de roupas íntimas e de moda praia.

Traços, cores e formas

Em todas as telas, o que se pode perceber é uma riqueza de detalhes de traços, cores e formas. “Eu considero meu primitivo um pouco mais contemporâneo, que diferencia dos trabalhos de outros artistas que pintam a arte naiff”, acrescentou o artista, que também é desenhista, gravador, escultor e cenógrafo.

Na opinião do poeta paraibano, Políbio Alves, além de um inquietante artista, “Tito é um pesquisador incansável das técnicas de seu trabalho, que sabe compreender e assimilar, como poucos, as perspectivas e avanços da pintura para melhor transfigurá-la do espaço atemporal da sua criatividade. Não há dúvida, Tito Lobo é o poeta do imaginário tupiniquim, da saga das cores vibrantes no desbravamento contextual do seu tempo. O tempo presente dos bichos, sempre. Portanto, a efervescência humanística, no sentido substancial de sua temática, se revela de pronto”.

O músico e compositor Bebé de Natércio disse que quem conhece o conjunto das obras do artista plástico brasileiro Tito Lobo, mesmo sem competência para uma visão crítica, se deleita com a riqueza em detalhes e com uma dança belíssima das cores que a obra apresenta. “E eu, um aficionado pela cultura popular, estabeleço uma relação muito estreita com cada peça”, disse Natércio no texto de apresentação da exposição.

Natural de João Pessoa, Tito Lobo é desenhista, pintor, gravador, escultor e cenógrafo. Começou a desenhar na infância e já tinha tendência para as artes plásticas e visuais. Em 1986 começa a expor e revelar-se profissionalmente. Participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil, Espanha, Portugal, Itália e França.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.