Roberto Coura abre a exposição ‘Fragmentos – 1972 / 2000’ na Usina Cultural, em JP

247
COMPARTILHE

Nesta quinta-feira (23) a Usina Cultural Energisa abre as portas para a primeira exposição do Edital de Ocupação de Artes Visuais 2017/2018, com uma mostra que traz a obra do renomado fotógrafo e artista visual paraibano, Roberto Coura. O vernissage começa às 20h, na Galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. O Edital de Ocupação da Galeria 2017/2018 é realizado e patrocinado pela Energisa Paraíba, por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura).

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Diferente dos demais artistas participantes do edital, Coura, assim como Flávio Tavares, foram convidados a expor seus trabalhos na Galeria da Usina, em reconhecimento a trajetória artísticas de ambos.

A Exposição ‘Fragmentos – 1972 / 2000’, de Roberto Coura, traz trabalhos produzidos ao longo de 28 anos de carreira (entre 1972 e 2000). Ao todo, são 70 fotografias em preto e branco.

Coura iniciou no mundo da fotografia ainda na juventude, por volta dos 20 anos de idade. Já desse período, surgem grandes ensaios fotográficos, hoje reconhecidos como seminais para a compreensão da recente história da fotografia paraibana a exemplo das fotos ‘O Bairro da Cachoeira’ (1977), ‘A Feira de Campina Grande’ (1978), ‘Os Carnavais de Rua’ (1979-1980) e ‘As Festas Populares de Rua’ (1980-1981).

Nesta mostra, os visitantes poderão desfrutar de uma ‘aposta no futuro’ – feita pessoalmente pelo artista – que deu certo. Ao longo de sua atuação, Coura sempre manteve um viés extremamente criterioso na técnica da fotografia de produto, ao portrait, da publicidade à moda, sem largar um só instante a pesquisa, o ensino e o olhar para o novo, que surgia com o mundo digital. “Concluímos que sua produção não justifica a expressão ‘investir no escuro’. De fato, Coura acertou no que fez e que continua fazendo. Esses Fragmentos são a mais pura e bela homenagem que ele faz à fotografia, à arte e à sua aldeia: um deleite para nossos sentidos”, conta Dyógenes Chaves, curador da Galeria de Arte da Usina.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas