Início Geral

RoboCup 2014 ? aberta neste domingo em JP para participantes e convidados

A abertura oficial do principal campeonato internacional de futebol de robôs acontece neste domingo (20), às 15h, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. A solenidade será exclusiva para convidados e equipes nacionais e estrangeiras que estão participando do torneio. O acesso ao público em geral será liberado a partir da segunda-feira (21) até quinta-feira (25), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas. 

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Os ônibus que fazem a linha Cabo Branco estenderão sua rota até o local do evento para facilitar o deslocamento dos visitantes. Na Paraíba, o torneio é realizado pelo Governo do Estado. 

Além do pronunciamento de autoridades e organizadores do evento, a programação de abertura deste domingo conta ainda com apresentações da cultura popular paraibana. As equipes participantes do Brasil e de todo o mundo poderão conhecer de perto a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e a performance das quadrilhas juninas. 

No sábado (19), um dia antes da abertura oficial, o acesso ao Centro de Convenções estará disponível apenas a organizadores e aos mais de 400 times inscritos, que somam 4 mil competidores de 45 países. Na ocasião, os grupos farão os últimos ajustes tecnológicos. Os competidores terão que submeter os equipamentos a testes, analisar configurações e ainda realizar o credenciamento. 

O torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014 a partir de 21 de julho, que deve atrair 60 mil visitantes. 

Equipe intensificou preparativos durante a semana

Foto: Equipe intensificou preparativos durante a semana
Créditos: Divulgação

Copa do Mundo de Robótica

O projeto é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial. 

No Brasil, o campeonato é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras e mais de 400 professores voluntários, com o apoio do Ministério do Turismo. 

A Paraíba foi escolhida como sede do evento por possuir infraestrutura adequada para receber o torneio. A RoboCup exige de sua sede uma série de necessidades técnicas específicas para suportar todo aparato tecnológico do campeonato. 

O Centro de Convenções na Paraíba, segundo a coordenação da competição, reuniu as condições técnicas e turísticas ideais para acomodar turistas e profissionais de todo o mundo.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.