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RoboCup: equipe de JP ser? ?nica representante brasileira na categoria ?dan?as dos rob?s?

Nas escolas da rede municipal em João Pessoa, a robótica está atraindo a curiosidade dos jovens. Uma equipe da escola Apolônio Sales, de Cruz das Armas, vai ser a única representante brasileira na categoria “dança de robôs” na RoboCup Junior, competição dentro da RoboCup, que começou nesse sábado (19) no Centro de Convenções em João Pessoa.

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A apresentação do grupo, que acontece às 8h desta segunda-feira (21), vai mostrar os ritmos musicais do Brasil, como o samba, o forró e o frevo, com robôs vestidos a caráter e dançando ao som da música junto com os estudantes. “Eles estão se esforçando muito. Este ano vamos competir com alunos de 45 países, a responsabilidade é grande”, disse a diretora da escola, Maria Elizabeth Rodrigues. Ano passado, a escola já tinha sido vencedora da categoria Júnior (12 a 14 anos) da Olimpíada Brasileira de Robótica.

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 Para um dos participantes da equipe, o estudante do 7º ano Aleff Matheus Ferreira, 12 anos, aprender ficou mais divertido com a montagem dos robôs. “Montamos os robôs com módulos de construção e algumas peças recicláveis. A gente aprende muito matemática para saber o tamanho que a peça vai ficar e aprendi também como programar um robô. A gente se diverte”, disse o garoto. Ele e mais seis colegas da equipe foram responsáveis por montar a robô “Lucy”, que vai representar a porta-bandeira de uma escola de samba. A aplicação dos alunos tem surtido efeito na sala de aula, segundo a diretora do Apolônia Sales. “Melhorou a questão do comportamento dos alunos. Tem uns que são bem danados, não prestavam atenção nas aulas, tem dado resultado em relação a isso”, disse Maria Elizabeth.

As escolas estaduais também têm um programa de ensino da robótica presente em 150 escolas de 98 municípios. Segundo o coordenador de robótica educacional da Secretaria Estadual de Educação, Gustavo Amorim, o programa do governo estadual começou no ano passado e utiliza os conceitos da robótica para explorar assuntos de matemática, física e química. “O programa começou em 2013 em virtude do déficit nessas disciplinas, segundo o Ideb”, justificou o gestor.

Cada uma das escolas recebeu um kit com modelos de robôs a serem montados, mas algumas escolas tem optado por montar os seus próprios robôs, segundo Gustavo. O envolvimento dos estudantes levou a Paraíba a ser o segundo estado do Brasil com maior número de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica, com 255 equipes formadas por alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas – 112 equipes de 44 escolas estaduais e 33 municipais. “Os alunos tem melhorado o desempenho (nas matérias). Tem sido uma ferramenta que dá resultado e a nossa perspectiva é de ampliar o programa para mais escolas da rede estadual. Está despertando a autonomia dos alunos, o interesse nas ciências exatas e muitos descobrem vocação para carreiras como a mecânica”, afirmou.

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