Início Geral

Robocup re?ne estrangeiros de 45 pa?ses em Jo?o Pessoa

Japoneses, panamenhos, alemães, iranianos, chineses e italianos já estão em João Pessoa para participar da RoboCup 2014, campeonato internacional de robôs. Ao todo, pessoas de 45 nações devem chegar ainda nesta sexta-feira (18) à cidade. O evento começa neste sábado (19) e segue até sexta-feira (25). A presidência da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis na Paraíba (ABIH-PB) prevê uma média de 80% de ocupação durante o evento, superando os números de hospedagem comuns em período de baixa estação. 

Leia mais Notícias no Portal Correio

O presidente da ABIH-PB, José Inácio Pereira Júnior, ressaltou que a participação de 4 mil estrangeiros no campeonato de robôs e a vinda de visitantes para assistir às disputas contribuíram para a ocupação hoteleira do período. “Estamos com a previsão de 80% de média durante o período da RoboCup”, confirmou. “Vamos ter gente do mundo inteiro. E como temos uma boa hospitalidade e belezas naturais, a oportunidade é de uma propaganda muito boa lá fora”, enfatizou.

O campeonato de robôs é um projeto organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que equivale à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

No Brasil, o torneio é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras. Também há empenho de mais de 400 professores voluntários, com o apoio do Ministério do Turismo.

Pesquisa para avaliar evento

Durante a realização da RoboCup, técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e outras entidades vinculadas ao turismo irão aplicar uma pesquisa junto aos visitantes do evento. O objetivo é fazer um perfil sócio-econômico das pessoas que estão no torneio.

A estimativa dos pesquisadores é aplicar cerca de mil questionários. Eles identificarão renda, formação e a origem do entrevistado. Entre os dias 21 e 24, duas equipes formadas por técnicos bílingues abordarão as pessoas que estiveram acompanhando as competições entre as equipes, no Centro de Convenções.

Sábado só para equipes participantes

Neste sábado (19), um dia antes da abertura oficial, o acesso ao Centro de Convenções estará disponível apenas a organizadores e aos mais de 400 times inscritos, que somam 4 mil competidores de 45 países. Na ocasião, os grupos farão os últimos ajustes tecnológicos. Os competidores terão que submeter os equipamentos a testes, analisar configurações e ainda realizar o credenciamento.

Abertura oficial para convidados no domingo

A abertura oficial do principal campeonato internacional de futebol de robôs acontece neste domingo (20), às 15h, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. A solenidade será exclusiva para convidados e equipes nacionais e estrangeiras que estão participando do torneio.

Além do pronunciamento de autoridades e organizadores do evento, a programação de abertura deste domingo conta ainda com apresentações da cultura popular paraibana. As equipes participantes do Brasil e de todo o mundo poderão conhecer de perto a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e a performance das quadrilhas juninas.

Visitação pública de 20 a 24 de julho

O acesso do público ao evento será liberado no domingo (20) até quinta-feira (24), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas entre as equipes. Otorneio envolverá competições em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Os ônibus que fazem a linha Cabo Branco estenderão sua rota até o local do evento para facilitar o deslocamento dos visitantes.Também durante esse período, alunos do ensino fundamental e médio que nunca tiveram acesso ao conhecimento de robótica poderão aprender a montar seu próprio robô graças ao curso intensivo RoboParty, oferecido pela primeira vez dentro da programação da RoboCup. Professores portugueses, que desenvolveram esse projeto educacional, estão na Paraíba para ministrar a oficina com kits educacionais que incluem peças para a montagem do robô. Os participantes já foram inscritos previamente.

Outro destaque é o Workshop de Robótica Educacional, cuja programação está dividida em palestras, oficinas, mini-cursos e visitas. A atividade é direcionada a qualquer pessoa interessada. Entretanto, o foco principal é apresentar a professores o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas universidades, promovendo assim a robótica na educação básica. As inscrições também já então encerradas.

Programação de 25 de julho

A sexta-feira (25) é o último dia do evento. Nesta data não haverá visitação pública, pois será dedicada a workshop e simpósio.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.