Início Entretenimento

Roda de Leitura da Estação Cabo Branco terá cordel como tema

A professora Aniely Santiago será atração da Roda de Leitura deste mês de junho na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, que acontece nesta sexta-feira (15), na sala de convenções, a partir das 9h30. Aniely Santiago desenvolverá com os alunos e professores da escola convidada a temática literatura de cordel. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

A literatura de cordel é bastante comum no nordeste do Brasil. Na Paraíba, berço da literatura popular de cordel, essa prática de leitura surgiu por meio do cordelista Leandro Gomes de Barros, que nasceu em Pombal, interior do Estado, residiu e faleceu em Pernambuco.

Nesta Roda de Leitura, a professora Aniely Santiago irá trabalhar com a leitura e produção do cordel, por meio da abordagem histórica, falando de sua origem, influência e popularização do gênero literário pelo País. “O cordel conquistou outros espaços, saindo de folhetos para o rádio, a  televisão, a publicidade e a internet, servindo como importante instrumento para divulgar a cultura popular”, explicou Aniely.

Ministrante

Aniely Walesca Oliveira Santiago é graduada em Letras, habilitação em francês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós-graduação em língua, linguagem e literatura pelo Centro Integrado e Pesquisa (CINTEP/PB), pesquisadora e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais (GIEM) da UFPB, com vários artigos científicos sobre literatura de cordel e a canção de gesta francesa (Canção de Rolando – La Chanson de Roland).

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.