Moeda: Clima: Marés:
Início Cotidiano

Romaria da Penha deve reunir mais 500 mil fiéis pelas ruas de João Pessoa, neste sábado

A Festa da Penha completa 260 anos, com o tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”
Penha
Romaria da Penha atrai milhares de fiéis em João Pessoa (Foto: Luiz Vaz/Secom-JP)

Depois de sete dias de celebração, neste sábado (25), acontece a 260ª edição da Romaria da Penha, em João Pessoa. Neste ano, um dos eventos religiosos mais tradicionais da Paraíba, tem como tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”.

A programação de sábado começa às 15h com uma missa presidida por Pe. Márcio José. Depois, será feito o envio da imagem de Nossa Senhora da Penha à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa.

A Romaria vai começar a partir das 22h, em que cerca de 500 mil fiéis vão sair da Igreja de N. Sra. de Lourdes e vão percorrer 14 km até o Santuário da Penha. O fim da procissão está previsto para às 04h de domingo (26), quando Dom Manoel Delsonk, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, vai presidir a Santa Missa.

Ao longo do domingo (26) ainda serão celebradas missas às 9h30 (Presidida por Dom José Gonzáles Alonso – Bispo emérito de Cajazeiras); às 11h30 (Presidida por Pe. Carlos Antônio Maurício (Paróquia Sagrado Coração – Cabedelo); e às 15h (Presidida por Pe. Geraldo de Magela – Diocese de Pesqueira/PE).

O encerramento da Festa da Penha será às 17h com uma missa presidida pele Monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário da Penha.

Esquema de trânsito

Uma operação especial de trânsito foi montada para a Romaria da Penha. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa, mais de 100 agentes estarão na operação.

Alguns bloqueios e desvios serão feitos ao longo do percurso. A partir de manhã de sábado, um trecho da Avenida João Machado – entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues Chaves, será parcialmente interditado para a montagem do palco da celebração da missa.

A Romaria da Penha vai percorrer 14 km, do Centro até à Zona Sul da Capital. Foto: Semob-JP

A partir das 16h, uma das faixas, no sentido Centro/bairro, será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. A partir das 18h, com a chegada da carreata com a imagem da santa e o aumento na aglomeração de fiéis, a via será totalmente interditada.

O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado. Será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.  

Transporte Público

De acordo com a Semon-JP, na PB-008 serão disponibilizadas duas áreas para táxis e ônibus. Uma no sentido Estação Cabo Branco e outra no sentido Centro de Convenções.

Para o retorno dos fiéis da Praia da Penha serão oferecidos 100 ônibus, que vão circular a partir das 04h, saindo da entrada da Penha, na PB-008.

A partir das 3h, com o retorno de alguns romeiros já para suas residências, também serão disponibilizados veículos no Terminal de Integração do Varadouro.

Esquema de Segurança

Mais de 1,5 mil policiais, bombeiros, agentes de trânsito, guardas municipais e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão trabalhar no esquema de segurança montado para a Romaria da Penha.

O monitoramento será feito a partir do Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa. Além disso, os policiais vão usar câmeras corporais e terão o apoio do helicóptero Acauã.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.