O projeto Rota Cultural Raízes do Brejo chega a sua terceira edição e foi lançado na tarde desta quarta-feira (24) no Engenho Balancinho, em Alagoinha. A rota será aberta oficialmente no dia 20 de setembro, na cidade de Belém. Realizado numa parceria entre Sebrae Paraíba, Fórum de Turismo do Brejo e PBTur, ela vai integrar nove cidades da região e a programação completa pode ser visualizada online, no link ‘Raízes do Brejo’.
O tema abordado será “Terra de Arte, Fé e Cultura”. A programação na primeira cidade, Belém, segue até o dia 22 de setembro e terá oficinas de artesanato e visitas a locais de experiências exitosas, a exemplo do primeiro restaurante rural do município. “São nove municípios irmãos que têm em comum não apenas a parte geográfica, mas também a cultura e a história. Vamos focar na gastronomia, arte, cultura e lazer, com apresentações culturais e visitas ao engenho da cachaça D’dil, entre outros locais”, afirmou a prefeita de Belém, Renata Barbosa.
A prefeita do município de Alagoinha, Maria Rodrigues, explicou que a temática a ser trabalhada na cidade será “Engenho e suas belezas”. “A nossa programação vai contar com passeio de jipes, pedal até uma cachoeira, onde faremos um forró, além de visitas aos engenhos da região. Um dos pontos altos será a apresentação do Bloco Pereira, que sairá pelas ruas da cidade na meia-noite do sábado, como um grande carnaval fora de época. Alagoinha estava adormecida na cultura até integrar a Rota Raízes do Brejo. Agora, a população quer mostrar cada vez mais o artesanato e a cultura da cidade”, destacou.
A gerente da agência do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, explicou que a programação do evento, que acontecerá a cada fim de semana em uma cidade, inicia na sexta e se encerra aos domingos.