Rotary Clube homenageia Tovar por Lei que incentiva cultura de paz e prevenção às drogas nas escolas públicas

Tovar Correia Lima (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) recebeu, na noite dessa quarta-feira (28), uma homenagem do Rotary Clube João Pessoa – Manaíra, Distrito 4500, pela apresentação do projeto que virou a Lei 11.851/2021 e que determina que todas as escolas públicas do ensino fundamental e médio do estado da Paraíba devam apresentar aos seus alunos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A homenagem aconteceu durante encontro do Rotary Club de forma virtual.
 
De acordo com a legislação, o Proerd deve ser apresentado aos alunos ao menos uma vez no ano letivo e os órgãos públicos competentes devem possibilitar os recursos necessários para que a Polícia Militar faça a divulgação dos dados na Paraíba. Para o deputado, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar e capacitar os jovens a viverem longe das drogas e da violência, além de fortalecer a comunicação entre alunos, professores e familiares.
 
Tovar agradeceu a homenagem e reforçou que o Proerd interfere positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais. “Infelizmente, nem sempre existem condições suficientes para que a Polícia Militar apresente este programa em todas as escolas. Com esta nossa propositura pretendemos viabilizar a apresentação do Proerd em todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado da Paraíba”, disse.
 
Entre os objetivos, a Lei pretende desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes; abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
 
O Proerd é um programa educacional brasileiro que tem como base o D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistence Education) que traduzindo significa Educação para Resistir ao Abuso de Drogas, criado na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983, sendo atualmente desenvolvido em mais de 59 países. No Brasil o Programa iniciou-se em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e desde 2002 encontra-se em todos os estados brasileiros. Ele consiste ainda num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, num processo educacional e de prevenção.
 
“O Proerd é uma ferramenta que além de informar os alunos, capacite e conscientiza de forma prática sobre os perigos da violência e do mundo das drogas. Será um instrumento poderoso para ajudar crianças e adolescentes a fazerem escolhas seguras e responsáveis ao longo de suas vidas”, pontuou.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.