Início Notícias

Saiba como denunciar falta de higiene em restaurantes

Fazer uma refeição ou até mesmo um pequeno lanche fora de casa requer alguns cuidados, principalmente se o alimento for de facilmente perecível. Nos últimos dois anos, a Vigilância Sanitária Municipal identificou irregularidades, como falta de higiene, e interditou quase 100 estabelecimentos em fiscalizações feitas durante os meses de janeiro só na Capital. Boa parte desses flagrantes se deu por meio de denúncias.

Para tentar evitar problemas dessa natureza, a Vigilância Sanitária orienta a população a observar as condições de higiene do estabelecimento e a forma de armazenamento dos produtos. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a rotulagem dos produtos quanto à orientação de temperaturas quentes, ambientes gelados, refrigerados ou congelados.

De acordo com a responsável pela Gerência de Vigilância Sanitária, Eliane Navarro, o consumidor também deve ficar aos alimentos fracionados para constatar se preservam o controle de validade das embalagens e se estão mantidos sob refrigeração, quando for o caso. “É preciso observar se os manipuladores de alimentos fazem uso de uniformes, compostos de gorro, touca ou rede, protegendo todo o cabelo e bata ou avental de cor clara”, afirmou.

Eliane lembrou que em se tratando de produto de origem animal é preciso identificar se no rótulo consta o registro do produto no órgão competente Serviço Inspeção Federal (SIF) ou Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Ela explicou que as denúncias podem ser presenciais, na própria Vigilância Sanitária, através do Disque Denúncia pelos 0800.281.4024 ou 3214.7956. A gerente também explicou que a Ouvidoria Geral do SUS pelos telefones 3214.7968 ou 3214.7341.

Regras de funcionamento

Eliane Navarro disse que a regularidade do estabelecimento é conferida pela expedição da licença sanitária, regulamentada pela Lei Municipal nº11.178, de 10 de outubro de 2007. Este documento dá legitimidade que o estabelecimento encontra-se em condições de funcionamento. Segundo ela, há a obrigatoriedade do estabelecimento realizar a renovação anualmente da licença sanitária. “Mesmo estando licenciado, o estabelecimento poderá ter a licença sanitária caçada se não mantiver o padrão higiênico-sanitário dentro do que é determinado pelas legislações sanitárias vigentes”, afirmou.

O que fazer em caso de problemas com alimentos contaminados?

Eliane explicou que cabem às Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica a apuração dos fatos, se esse caracterizar um surto. Após análise do alimento pelo laboratório de referência, munidos dos documentos confirmatórios, procurar os órgãos competentes PROCONs, Ministério Público, entre outros.

Comentários

  • Rogério Conceição disse:

    Quero fazer uma Denuncia Anônima com urgência!

  • tiago borges disse:

    Restaurante Refeitório orgânico
    Rua 19 de fevereiro botafogo.
    Restaurante cheio de ratos, coco de rato perto dos alimentos, cozinhas um chiqueiro, tudo sem etiqueta e data de validade, câmera frigorífica entra rato e as coisas ficam podres, reclamação com procedência pós trabalhei lá 10dias.

  • Evelin Siva disse:

    Boa noite!
    Gostaria de informar pra geral que o restauramte da Ribeira por nome de “CHURRASCARIA TEMPERO DO MAR” é simplesmente uma sujeira terrivel!!
    os talheres todos expostos, as portas os balcões todos sujos, o estabelecimento todo uma verdadeira sujeira.
    além do mais , a comida que pedi estava com gosto de podre. pedi uma moqueca de peixe com camarão , onde as porções vieram fria , o feijão com gosto de queimado , o pirão azedo , a moqueca com gosto de podre.
    pedi outra guarnição pra poder amenizar ,mas advinha … veio com o gosto horroroso também!
    Aquele lugar deveria estar era fechado , pois é uma verdadeira falta de respeito para com os clientes.
    Eu não sei se eu denunciar vai resolver alguma coisa, mas antemão estou deixando aqui pra geral não ir porque é um total descaso.

  • Rodolpho disse:

    Não consigo denunciar uma lanchonete d fundo de quintal sem alvará e que o cozinheiro trabalha fumando e bebendo enquanto manipula os alimentos. Ela si chama GT burguer e si encontra na rua armando sales de Oliveira n- 55 boqueirão santos

  • Silvana Fernandes disse:

    Estou situado na rua das palmeiras, VILA Augusta Guarulhos,e na mesma rua existe um salão de cabeleireiro, junto uma esmalteria,mais uma loja de roupas,e um restaurante funcionando diariamente,e não consigo entender se isso e possível!! Não existe um telefone da vigilância sanitária para denunciar, ninguém falar ninguém tomar providências.. o salão e na rua das palmeiras número 281 vila Augusta Guarulhos SP..

  • Anônimo disse:

    O restaurante da rua Belém câmara é o restaurante do Júnior

  • Maria disse:

    Na rua Belém câmara , no bairro de cidade Nova a comida é feita no fundo de quintal os frangos são tratados no fundo de quintal sem nenhuma ingiene

  • reginaldo disse:

    a loterica da xv de novembro em sao vicente em frente a delegacia alem de ter o pior atendimento de todos nao tem espaço interno pra estar aberta durante a pandemia. usuarios sao obrigados a esbarrarem uns nos outros pra entrar e sair. deveria estar fechada por falta de espaço…

  • Selena disse:

    Confeitaria charme de brigadeiro em sobradinho DF, vende doces estragados, muitas vezes com a data de validade vencida ou mesmo sem a data de fabricação e validade, fora que já soube de fontes seguras que muitos descartáveis são lavados e reutilizados. Tirando o péssimo atendimento das funcionárias, fora outras coisas. Um lugar que tinha tudo para ser bom, porém higiene zero, não recomendo!

  • Vivian disse:

    Lanches Karol na rua Rodrigues Alves , esquina com a Cubatão , os cozinheiros não colocam luva para encher na alimentação e na comida japonesa

  • Claudio barbosa disse:

    Bar clandestino rua Dr Samuel Lins bairro casa forte vizinho n 153 cep 52061525 zero de limpeza casa foi invadida abre as quartas feiras

  • Dayane disse:

    Aqui tem um restaurante ontem explodiu uma panela de pressão quase uma mulher morre ela teve queimadura no cirpo

  • Dayse disse:

    Restaurante vende frango assado .os frangos são temperados na pia do banheiro. Em nova Iguaçú.

  • Paulo andre disse:

    Comida do restaurante com ratos, pombos. Muita bebedeira e desrespeito aqui em Teresina Pi. Rua Clodoaldo Freitas. Pessoas trabalhandi, trabalho escravo. Restaurante da clauria.

  • Thomas disse:

    Restalrante pizzaria amora eles tem muito rato la dentro e tbm tem ninho de pombo sem contar la em baixo tudo sujo nao recomendo

  • giancarlo disse:

    Bom dia, perto de casa tem uma churrascaria que incomoda muito com a fumaça de churrasco, postei nas redes sociais, depois de varios anuncios postados, pararam, porém me processaram pedindo uma indenização, alguém pode me ajudar para resolver esta questão?

  • Felipei in disse:

    Não entendo! fiz 2 duas denúncia de um restaurante podre na praia do municipio da cidade de lucena pb.Nada fizeram. Barata na comida nos quardanapos,formigas, as cozinheiras nao usam toucas de proteção nem luvas nas maos. É um nojo total.Eu peço a vigiláncia sanitâria do estado uma providência urgente.O reutaurante fica na praia de fagundes no municipio de lucena. Pb restaurante e localizado no viera.” Restaurante viera.

  • Marcos disse:

    Como fazer para denunciar um restaurante em Brasília?
    Situação precária os cozinheiros sem uso de uniforme toucas e nem um cuidado com os alimentos, além disso baratas, muitas baratas andando em cima dos alimentos.
    Esgoto entupido no meio da cozinha um cheiro horrível, inclusive tenho vários vídeos dessa cozinha nojenta!

  • Cristiano disse:

    Tem um Restaurante ao lado da caramuru de sorriso em situação precária sem nenhuma condição de servir qualquer tipo de alimentos…
    Fossa vazando na porta da cozinha um mau cheiro intenso de esgoto fora as moscas e muito mas …já acharam ate moscas nos alimentos sendo semoscas para almoçar…
    Local município de sorriso ao lado da caramuru MT 242 saída paranoia Ubiratan

  • eduardo davansso disse:

    fomos almoçar em 2 casais no domingo 23/02/20
    no bacalhau vinho e cia – na barra funda, e pedimos bacalhau ao murro, o mesmo veio com um odor insuportável, fazendo mal para minha esposa vômitos e diarreia, com um custo de R$ 680,00 por uma porcaria, e cólicas nos demais, muito cuidado ao frequentar este local.

  • beatriz disse:

    bom trabalhei em um restaurante aqui em sbc luiz pequini n°920 , vamos comecar pela estrutura que nao tem o telhado e de forro perigo de pegar fogo o gas e pra dentro pinga no salao onde os cliente comem a comida nem se fala ne ate coisas estragadas ja serviram , e o melhor do lado tinha uma madereira eles fecharam pra abrir lava rapido e oque acontece por la muuuuitos ratos cria cachorro nao tem encanacao direito nos esgotos , estou denunciando porque nao gostei de la e quero fazer o bem pros clientes !

  • Felipei in disse:

    Tem um restaurante que a comida realmente nao tem nem um cuidado os funcionarios nao usa nada.nao existe nem cuidado de nada.fica localiçada na cidade de lucena pb no municipio de fagundes. O nome do restaurante e resteurante do vieira, todo mundo conhece.

  • jair leme disse:

    Atenção: Tem um restaurante Imperial na Eduardo Elias Zahram N=2669 Precisa de Vigilância Sanitária da Saúde em Campo Grande M.S.

  • Moyses Nery Teixeira disse:

    Comprei um pão com presunto e queijo na padaria flor do Anastácio, na rua conselheiro ribas 403, o pão estava infestado de larvas, muito nojento

  • Ana disse:

    Pizza hut vila crementino que abriu novo funcionários nao usam luva alimentos vencidos são reutilizados e os funcionários mau educado odiei pizza mau feita quando fui comer tava fria cuidado nao lavam a mão e fazem a pizza

  • Eliudes bispo Rodrigues disse:

    Quero fazer uma denúncia em restaurante em Santa Cruz total sugeria barata e pelo restaurante antigo poit bar a denúncia não é só do restaurante como também do donos que um boção e não tem o menor respeito por seus funcionários .

  • Fernanda Oliveira disse:

    gostaria de denunciar um restaurante que fica em Copacabana na Djalma Ulrich 49 estava lá sentado fazendo lancha de repente aparecer uma barata em cima do balcão providências por favor

  • Leandro disse:

    Fui almoçar no restaurante botiquim da Nina e notei que estão trabalhando sem água vi eles trazendo água não sei da onde e vi que muitas comidas são sobra do outro dia, no banheiro está num cheiro ruim só gostaria de uma visita de vcs lá abrigado..

  • Gir disse:

    Eu Concordo com você ! Obrigado pelas informações apresentadas aqui
    Gir Leiteira

  • MAYCON DOUGLAS DE SOUSA ATAIDES disse:

    Moro em fornosa-GO, e tenho amigos que trabalha no restaurante de OSTIANO, eles alegam que lá e cheio de baratas,muito lixo na cozinha,sem fala o modo de preparo das refeições…os funcionários lá não são fixados, não erias,nem muito menos décimo terceiro, e um total descaso esse restaurante…queria saber como denúncia ele pq tudo que acontece lá e problema da vigilância sanitária, e do ministério da saúde…feijoada e servida no sábado vc vai almoçar lá na terça ainda tem a feijoada,sem nem outra escolha,de feijão…

  • Gabriela disse:

    Sou de Brasília e comi uma salada de frutas do lado da lanchonete viçosa da rodoviária do plano piloto, agora estou com dores e vômitos, fiscalizem ou indiquem para não comprar alimentos lá. Obrigado

  • Magda Milany disse:

    Olá Boa tarde sou de afogados da Ingazeira- pe fui almoçar no restaurante espaguete na rua nova uma falta de higiene peço para vigilância passar la

  • Sidney disse:

    Eu fui fazer uma refeição no restaurante churrascaria e rodízio fica localizado aqui na beira da BR 101 en jacupemba, e gostaria que alguém da vigilância desse uma passada lá por que as moscas estão mergulhando nos alimentos, muito nojento msmo.

  • Matheus Albuquerque Sampaio de oliveira disse:

    Olá, fui até uma padaria e me venderam um salgado com mofo e azedo, ao sair da padaria indignado passei pela porta da produção da padaria e notei que a produção se encontrava precária, muito suja e avia pombos nas proximidades da produção desta padaria, como faço para denunciar ?

  • Olimar disse:

    Olá. Boa. Noite. Eu. Gostaria. De. Tira uma. Dúvida. No. Restaurante. Que. Eu. Trabalho. Todos. Os funcionários. Guardam. Os. Pratos e. Talheres. Que. Comem. Dentro. Do. Armario. Do. Banheiro. ISO. Tá. Certo. Ou errado pó por. Ordem. Do. Gerente. E. Lá. Tem. Nutricionista. E.las. Falam. Que. Pode. Mais. Eu. Acho. Que. Tá. Errado.

  • Maria Valdênia Soares Arruda disse:

    Gostaria de fazer uma denúncia da Pizzaria Paulista que manda suas pizzas com conchas de praia e palitos dentro da pizza. Estou com foto e a.pizza

  • ELAINE DIAS BITTENCOURT disse:

    Gostaria de fazer uma denúncia anônima, como devo proceder.?

  • Daiana Dumas disse:

    Denúncia: Foi ao Bar e Restaurante Zueira Grill situado em Vilas de Abrantes-Camaçari e localizado na Rua Praça da Matriz e tive o maior gesto, nojo e mais tratos. Pedi um petisco de moela que eles servem com pão. Pois bem ao provar a primeira garfada sentir um gosto, um paladar de ” BARATA”. Pedir a garçonete que chamasse o gerente. Chequei la por volta das 10:00/10:30 da noite e isso já tinha se passado horas e ele nem aí para o que eu tinha a dizer. Passaram sem o tempo na companhia do meu Amado marido e nada do gerente vir. Meu esposo disse: Amor deixa isso pra lá, daí eu disse não o nosso dinheiro não é capim. Pedir a garçonete que nos atendia pra eu entrar na cozinha ou tá vez pedir ao gerente de la premissa; Pois ele não nos atendeu. E isso já era mais/passada da noite. Fui até ele é disse umas verdades pois ele me xingou de PROSTITUTA. Meu marido não fez nada para não causar maior transtorno. Mas agora veio aqui a DENUNCIAR este local de faixada onde no artigo da lei diz que ‘O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO’ Mas como ele não passa de uma pessoa desinformada da lei. Veio aqui fazer a denúncia de Blasfêmia, Iguria Radial e desacato há autoridade. Miss Brasil USA CT 2006./Modelo Internacional não pisara os meus pés la.

    Atenciosamente

    Daiana Dumad

  • AIRTON AGUIAR RIBEIRO disse:

    O restaurante Bunda de Fora na rua vinicius de moraes, próximo a rua Bararão da Torre , Em frente ao Adegão Porguês merece uma atenção especial na cozinha e banheiros. Lamentável e muito triste.

  • francisco rolim pinheiro disse:

    Procurar esses orgãos pra denunciar? denunciar o que? se depois ficamos sem saber os nomes dos estabelecimentos? o certo é o cliente chamar a atenção dos responsaveis pelo local e divulgar em redes sociais, só bota moral dessa maneira, na marra!!!!

  • ITALO disse:

    Bom dia! pra que denuncia , pra denuncia e as consequências ficarem no anonimato. A vigilância não divulga os resultados e resguardam a empresa. Veja as denuncias das Pizzarias, ninguém sabe de nada, e continuando comendo coisa que não presta. Zero para vigilância Sanitária. Sou do Ministério da Saúde, aqui na Duarte da Silveira. .

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.