Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Saiba como economizar para não começar o ano com dívidas

As festividades de fim de ano costumam trazer gastos a mais para o bolso dos brasileiros e brasileiras. Seja com a semana do Natal ou do Réveillon, os presentes e as ceias acabam pesando no bolso de muita gente, caso não haja uma organização prévia. Logo, é importante que o consumidor esteja atento as dicas para economizar na hora de ir às compras.

Ao Portal Correio, a professora de economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Laudicéia Araújo, falou sobre as principais dicas a serem tomadas para não extrapolar o orçamento e começar 2019 sem se endividar.

Segundo a economista, é necessário atenção especial para os gastos no fim de ano, tendo cuidado para não utilizar o décimo terceiro no que não é necessário. Segundo ela, os consumidores podem começar a se preparar da seguinte forma:

1 – Planejamento

Conforme a professora, a principal dica é planejar de maneira específica o que vai ser gasto, “As pessoas têm que pensar no que realmente é preciso e no que é descartável” coloca. “Nós precisamos focar no momento de crise da economia. Há uma incerteza muito grande sobre o que se dará em 2019, o ideal é entrar o ano com as contas em dias.”

2 – Pagamentos à vista

“Quando o pagamento é a vista muitas lojas costumam dar descontos de cinco a dez por cento, já que não há as tarifas cobrada por cartões de crédito, por exemplo, pagar a vista sempre é a melhor opção para não começar o ano endividado. Se não é possível que o pagamento seja realizado dessa forma, então que seja divido no cartão de crédito, mas sempre no menor número de parcelas possível.” Relatou.

3 – Priorizar gastos essências em 2019

Ainda conforme a professora, deve haver preocupação com as contas que ocorrem no começo do ano, já que são prioridades. “Há muitas famílias que têm renda baixa, famílias que entram o ano com despesas de material escolar, quem tem carro e precisam resolver o emplacamento e IPVA, os que têm casa própria precisam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano, que é o IPTU. Todos são gastos prioritários e não devem ser adiados, têm que ser pensados com antecedência.”

4 – Faça uma lista

Para quem tem muitos parentes e amigos, a economista enfatiza; “Fazer lista é necessário, e as lembrancinhas não são descartáveis, são sempre bem vindas.”

5 – Use a criatividade

Comprar o material também é um investimento útil na hora de economizar, investir tempo  é uma das dicas para gastar menos. “Você mesmo pode e deve usar sua criatividade fazendo algo. No final, essas são as formas mais eficazes de se estabelecer um controle com o que se tem bolso.” Finaliza.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.