Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Saiba como evitar o envelhecimento precoce da pele, cabelos e unhas

Usar filtro solar, hidratar a pele e evitar o consumo de álcool estão entre medidas apontadas por especialista
Exposição ao sol é vilã quando assunto é danos à pele (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

O envelhecimento cronológico da pele acompanha a idade e é natural, porém, fatores externos podem acelerar esse processo e causar alterações na pele, cabelos e unhas, que não refletem necessariamente esse período. A dermatologista da Unimed João Pessoa, Elen Oliveira, orienta que medidas são necessárias para manter a pele e cabelos saudáveis. “Assim como a exposição ao sol, a poluição, tabagismo, má alimentação e algumas patologias, são fatores que podem acelerar esse processo”, conta.

Problemas autoimunes ou metabólicos, assim como menopausa precoce — já que a falta de hormônios pode levar ao envelhecimento acentuado — também são causas do envelhecimento precoce da pele. “Os principais sintomas são pele sem vida, sem viço, com manchas, opaca, desidratada, com flacidez, aspereza e aumento das linhas de expressão. Já os cabelos ficam mais porosos, grosseiros, sem vida e surgem os fios brancos de maneira antecipada devido ao stress oxidativo”, explica.

As unhas também revelam sinais de envelhecimento, segundo a dermatologista. “Nos pés, elas se tornam mais grossas e nas mãos mais finas com linhas marcadas e frágeis”, destaca.

Como evitar

Para impedir o envelhecimento precoce é preciso combater os fatores que podem desencadear essa condição. “Evitar a exposição intencional ao sol, usar sempre filtro solar, hidratar a pele, evitar álcool em excesso e tabagismo. É importante utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele e que estimulem a produção de colágeno”, orienta a dermatologista.

A alimentação e a prática de atividades físicas também são aliados importantes. Uma boa nutrição vai repercutir na pele, uma vez que a ingestão de vitaminas e minerais são essenciais. “A dieta também deve ser rica em proteínas, já que o colágeno é uma proteína estrutural da pele e a escassez dela reduz a firmeza. Já a atividade física promove um metabolismo melhor, reduz o peso e impacta a pele e cabelo. Assim como dormir bem, vai deixar a pele descansada e sem olheiras”, destaca a Elen.

Elen Oliveira orienta que é preciso fazer um checkup anual, assim como é feito com cardiologista e ginecologista. “É preciso acompanhar os cabelos, pele e unhas. Mesmo pacientes sem nenhuma queixa específica podem se beneficiar de uma rotina de skincare ou algum tipo de tratamento preventivo. Não é preciso esperar que se instale algum problema de maneira mais acentuada para começar a se tratar”, recomenda.

Palavras Chave

Saúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.