Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Saiba como se tornar um doador voluntário de sangue

Hemocentro da Paraíba atende à demanda transfusional de mais de 40 unidades de saúde e precisa, em média, de 200 doações por dia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As doações de sangue são imprescindíveis em qualquer época do ano. Porém, as datas próximas às férias e grandes eventos, como a Copa do Mundo, exigem um esforço dobrado para aumentar os estoques dos bancos de sangue.

“Para quem já é doador, vale relembrar a importância do gesto regular. Todos os dias precisamos receber voluntários, pois não existe nenhum substituto para o sangue. Somente pela doação voluntária e altruísta podemos dar assistência aos pacientes que precisam de transfusão de sangue”, destaca a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.

De modo geral, pessoas de 16 a 69 anos que pesam mais de 50 kg estão em condições consideradas boas para a doação de sangue. Estes não são os únicos critérios adotados pelos postos de coleta, mas os outros são pontuados mais intimamente com o voluntário.

Conforme lembra publicação no portal R7, a pandemia de Covid-19 também trouxe novas abordagens e avaliações para o processo de doação. Em caso de sintomas gripais sem o diagnóstico de Covid, a pessoa deve esperar duas semanas a partir da melhora dos sintomas para doar.

Quem teve contato com indivíduos infectados pelo coronavírus deve aguardar 14 dias – a contagem começa logo após a data em que houve o encontro com o infectado – e, em caso de resultado negativo após esse período, a pessoa está apta para doar.

Pessoas que foram diagnosticadas com Covid devem esperar 30 dias, a partir do momento da melhora dos sintomas, para se dirigir até um posto de doação.

No caso das vacinas, cada uma tem um período de espera específico para que a doação de sangue possa acontecer. O imunizante contra a gripe exige um período de espera de 48 horas após a dose para uma doação segura.

As vacinas contra a Covid-19 também têm atenção especial. Cada uma tem um período de espera, são eles:

  • CoronaVac (Sinovac/Butantan): 48 horas após cada dose
  • AstraZeneca/Fiocruz: sete dias após cada dose
  • Pfizer: sete dias após cada dose
  • Janssen: sete dias após cada dose

Para doar sangue, basta ter em mãos um documento original com foto, em formato físico ou digital (a foto do documento não serve como comprovante). Candidatos menores de 18 anos precisam da declaração de um responsável, cujo modelo pode ser obtido nos websites dos bancos de sangue.

O Hemocentro da Paraíba atende à demanda transfusional de mais de 40 unidades de saúde da Região Metropolitana de João Pessoa. A instituição necessita, em média, entre 180 a 200 doações por dia, mas a época do final de ano é considerado um período de queda de doações e redução dos estoques de sangue e de hemocomponentes. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes no período de 12 meses. Já as mulheres, a cada três meses no período de 12 meses.

Palavras Chave

SaúdeServiços
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.