Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Saiba como ter acesso ao teste de coronavírus em João Pessoa

Muitas dúvidas vêm surgindo sobre a realização de testes para Covid-19 na cidade de João Pessoa, desde quem tem direito até onde esses testes estão sendo realizados. Seguindo protocolos clínicos do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando testes apenas em determinados casos, tentando assegurar ao máximo a saúde da população da Capital.

Saiba mais sobre o novo coronavírus na cobertura do Portal Correio:

A Gerência de Vigilância Epidemiológica do Município esclarece que são oferecidos dois tipos de testes gratuitos: PCR, que só pode ser feito até o 7º dia de sintomas da doença, e teste rápido, que deve ser feito a partir do 10º dia de sintomas.

Teste rápido

Sobre o teste rápido, atualmente duas equipes da Vigilância Epidemiológica estão fazendo. Há duas formas de ter acesso a esse teste: a primeira é quando o paciente procura algum serviço de Atenção Básica, como a Unidade de Saúde da Família, por exemplo, e o próprio profissional da saúde encaminha para fazer o teste, orientando o dia e local. A segunda forma é através do banco de dados da própria Vigilância, alimentado pelo telemedicina e outros serviços de saúde, onde as equipes selecionam pacientes que se encaixam nas orientações dadas pelo Ministério da Saúde e entram em contato por telefone com paciente para fazer o teste em suas residências.

PCR

Ao contrário do teste rápido, o PCR, que usa material genético do paciente, demora alguns dias para entregar o resultado e é feito normalmente em pacientes internados em hospitais. O exame funciona através da coleta de células, com uma espécie de cotonete, do nariz e da faringe do paciente que esteja apresentando sintomas agudos.

“Infelizmente, não podemos realizar testes em todas as pessoas, por isso seguimos essas orientações como melhor forma de monitorar a doença e assegurar a saúde de todos”, explicou Daniel Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa.

UPAs

A SMS ainda esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são referência para atendimentos de urgência e emergência para Covid-19, mas não realiza testagens. Além disso, se o sintoma gripal for leve, mesmo que suspeito, a orientação é se isolar em casa e se necessário ligar para o telefone do telemedicina (Central de Orientação Coronavírus), pelo número (83) 3218-9214, para receber orientações iniciais dos médicos da Rede Municipal de Saúde.

Comentários

Alexandra Moura disse:

Infelizmente as pessoas passam um dia inteiro em um SUS e saiam de lá sem nada. “Vá descansar para casa, aqui tem um atestado para 8 dias”. Somos uma empresa grande com muitos funcionários e uma de nossas colaboradoras teve alguns sintomas na passada quinta… e mesmo assim (hoje) pediram para esperar mais 8 dias em casa. Como faço na empresa, peço a todos para se testarem? Pago do nosso bolso o teste? O estado não quer saber dos casos! Será por causa das eleições? Uma vergonha esconder das pessoas a verdadeira situação da nossa cidade.
Quem tem amigos médicos e trabalhando nos hospitais sabe como está a situação. Não é oportuno falar de isolamento agora! As pessoas que morram à vontade sem saberem que foi COVID19.

Pedro disse:

Divulgam que tem testes de covid nas upas,quando chega nas upas, não existe nada disso, já fui em 3 upas, várias vezes, nunca tem, nos bancários, Valentina e Cruz das armas ,só propaganda enganosa, nos hospitais também.

João Bosco disse:

Porque todos que estão com sintomas não marcam uma data e vão para porta da Prefeitura exigir assistência. Acredito que vai aparecer ligeiro a solução.

Flavia Tito disse:

Não tem teste em lugar nenhum, nem hospital particular quer atender suspeita de Covid. Minha mãe com 83 anos, com plano de saúde, foi em hospital particular, mesmo com tomografia sugestiva de Covid, mandaram ficar em casa tomando antibiotico, disse que era bronquite. Agora, após 2 meses, fez o teste particular que comprovou imunidade p Covid. Então, muito provavelmente, o resto dos moradores que levaram várias goticulas na cara por causa da tosse dela, transmitiram para outras pessoas sem saber que estavam infectados.

Larissa rufini disse:

Esse número não atende da ocupado o dia todo

Emilia disse:

5 pessoas na minha casa todas com sintomas. Febre, tosse, perda de olfato e paladar. A secretaria de saude só notificou uma pessoa e até hoje nunca vieram fazer o teste. Liguei no dia 21/05.

Patrícia N Freitas disse:

É triste vê esse caos, o povo está sofrendo muito. Quem tem dinheiro, obvio não sofre. Mais infelizmente se as eleições acontecerem depois do surto, o povo além de esquecer ainda reelege quem ‘diz’ está preocupado com as pessoas…meu Deus quando esse povo vai aprender…

Maria Sandra de oliveira disse:

Como uma pessoa que fez o teste cov19 deu positivo fez o tratamento como fazer o teste pra ter certeza que ficou Boa? Pois o médico deu alta sem fazer o teste novamente.isso é serto como saber que estar curado de uma doença sem fazer um exame de confirmação isso é correto?

Jean Carlos disse:

Meu Deus lendo esses comentários e vendo o secretário de saúde de João Pessoa falando que as unidades de saúde da família estar fazendo teste encaminhado para fazer teste já que aqui não sai em áudio vou expressar minha opinião em caixa alta É MENTIROSO ESSE SECRETÁRIO.

Humberto Travassos neto disse:

Teste só vai encontrar no laboratório LUPPA. R$ 295,00
É mole. Metade dos 600 que o governo dá. Não tô fazendo
propaganda não.

Rose Pereira disse:

Continuando meu comentário acima. A moça lá queria insistentemente que meu marido falasse q estava sentindo o sintoma do covid, caso contrário não seria atendido ali.
Meu Deus, eu disse p ela que existem outras doenças q continuam matando as pessoas. Ela insistia em me dizer que neste momento o vírus no covid esta no ar e que portanto meu marido poderia vir apresentar os sintomas.
Gente meu marido é hipertensos está c sintomas de dengue, chcungunha ou coisa parecida. Onde moramos tem muito mosquito…Eu implorei p o médico q enfim veio atendê-lo, para q pelo menos pedisse exames de sangue. É o médico disse que não estavam usando esses procedimentos….Eu quase chorei e ele mandou buscar uma folha p que então fizesse o pedido de exames.
A moça q bis atendeu ficava batendo foto direto de cada pessoa atendida p mandar sei lá p onde, dizendo q era levantamento das pessoas suspeitas de covid!!
Ou seja, só estar em nos dizer, se tem possibilidades de morrer de outra doença neste momento, essa morte não tem importância ou significado nenhum, pois a morte q interessa neste período e somente decorrente do covid.
Desde a hora q cikramos p casa, estou ligando p o número 3218-9214, que dizem p fazer acompanhamento do covid…É este número desde as 12h está ocupado..
Que seus tenha misericórdia.
Estou desperada tentando comprar antifkamatorio e antibiótico por minha conta, na tentativa de fazer alguma coisa q ajude meu marido a sair deste quadro…

Lúcia disse:

Já estou sendo monitorada, já estou tomando remédio, e hoje seria o dia de fazer o teste aqui em minha residência (10 dias) os meus filhos e o pai deles já estão com sintomas também, sendo que consegui cadastrar um, e pai deles está tomando remédio.

Rose Pereira disse:

É um absurdo o que está acontecendo. É muita mentira em cima de mentiras. Meu marido está há mais de sete dias c dor no corpo, dor de cabeça e de dois dias p cá piorou muito. Hj amanheceu c febre alta e muito frio. Fui na upa de Manaíra e lá as pessoas q me atenderam apesar de ver o estado lastimável de meu marido, tremendo e passando mau, me disseram que só atendem quem chegar lá c o teste positivo do covid. Mandou procurar o trauminha, no trauminha me mandaram p um posto de saúde perto do bairro São José. Lá a enfermeira/assistência social sei lá, enquanto eu dizia desesperada q meu marido é hipertenso e que está ruim há mais de sete dias e q hj havia piorado muito, ela insistia perguntado se ele tinha sintomas de gripe. Eu disse que não. Ela disse p que voltasse p casa e ligasse p fazer um cadastro porque todos na minha casa precisaria

Shirley disse:

Um absurdo isso que estão fazendo. Trabalho em uma cidade no interior de Alagoas com muito menos recursos que João Pessoa e lá está sendo feito o teste rápido em qualquer pessoa com sistemas clássicos da Covid19 apartir do 10°dia. E swab do 3°ao 7°dia. Sem falar no tele atendimento municipal diário aos suspeitos e tratamento domiciliar. Aqui a pessoa só consegue exame quando já está grave ou morta. Não é falta de recursos não é falta de organização e vontade de fazer o certo. O problema não está no SUS e sim em quem administra os recursos do mesmo na gestão estadual e municipal.

Josivaldo marinho da silvs disse:

Fui no Clementino fraga para tentar consegui fazer tal teste, e me perguntaram se eu trabalhei lá ou fui paciente lá, não sou. Tenho minha esposa que não tem um dos pulmões, e eu passei 3 dias com. Febre a quase vinte Dias, melhorei por conta própria tomando medicação para gripe e febre, só que desde lá eu sinto dores de cabeça e coriza sempre, e minha maior preocupação é com ela pois se eu estiver e transmitir para ela , provavelmente, ela não resistirá.
Me encaminharam para uma das upas de João pessoa, e ao chegar, nada feito TBM….me falaram que só na unidade de saúde da família do bairro.
Esse jogo de empurra empurra fica difícil mesmo das pessoas sobreviverem.
Somos tratados como descaso total.

Garanto se for um conhecido ou um familiar é bem rápido esse atendimento.

Se possível eles tem até prioridade de passar a vez da pessoa que está na frente.

Complicado….

Brasil….um país de tolos.

Mayara disse:

Fui quatro vezes no Arlinda Marques com meu filho de três anos, só faço ir e nada de exames ele com muita febre .. no hospital do Valentina também não fazem nada ! Não sei o que fazer… Triste precisa do sus

Telma disse:

Minha irmã precisou do teste não conseguiu teve que fazer particular, aguarda resultado isolada.
Outra coisa que me chama atenção que não entendo ,as Upas estão só atendendo pessoas com sintomas do 19? E aí Como vai ficar outros atendimentos de urgência?
Não posso imaginar nesse absurdo, que tem hipertensão, outros sintomas inerentes vai recorrer onde esse atendimento?
Fica aqui o meu desabafo .
Bom dia!

Jéssica Nascimento disse:

Suenia Cardoso
Denuncia na TV.
Pega de algum porgrama de tv pra fazer isso.

adailda costa disse:

pura verdade suenia, fui na unidade basica de saude, e nao me deixaram nem entrar, liguei pra esse numero e so diz fique em casa, nao tem teste! ah bando de ladrao, come o dh e nada de comprar teste pra populaçao.

Kleber disse:

Minha esposa foi diagnosticada positivo para covid-19,já fazem 16 dias e ainda assim está gripada,como ter certeza que após os 14 dias de isolamento ela está curada,e eu que na mesma casa que ela após os 14 dias como ter certeza que estou liberado para o trabalho?

LUZIANA GOMES CAVALCANTE disse:

Infelizmente fui na Unidade de Saúde do Geisel, com os sintomas, minha mãe e do grupo de risco. Precisando de receitas pra elas e nem médico tem. Já faz alguns dias q estamos sem médico aqui. E os q ainda aparecem não atendem pq falam q Falta EPI. Se vcs puderem fazer uma reportagem lá seria muito bom. Já fiz 3 denuncia na Ouvidoria da saude

Gomes disse:

São umas pragas, esse Prefeito e Governador querem que o povo morra, sem assistência.

Maria solange disse:

Tenho parentes em cabedelo,que fizeram teste e em uma casa só tem 5 positivos pro covid,é o unico sintona q sentiram foi perda de olfato e paladar,so uma dos contaminados q teve dor de cabeça e dor No corpo,isso quer dizer q febre tosse e falta d ar não são os principais sintomas,meu genro q teve contato com eles teve febre e esta sem olfato e paladar,e eu tive contato com meu genro,ja informei isso a secetaria de saúde,porém,nao consigo exame pra eu e pro meu genro.tenho certeza q na paraiba tem o dobro de infectados do q esta aendo divulgado.

Josy disse:

Faz 26 dias que não sinto cheiro, nem gosto,AGORA que tá voltando aos poucos ,todos tiveram sintomas na minha casa ,como saber se tive covid19?

Betânia Barreto disse:

E as pessoas asintomaticas,quando é onde faz o teste?, com saber se a pessoa tem o covid19?

Ana Paula disse:

Essas informações é inverídica , não existe teste rápido p população , só quem faz teste e as pessoas que estão nos hospitais ou vão pras upas , pois quando ligamos no 3218… E relatamos os sintomas eles mesmo fala pra gente ficar em isolamento e que eles vão ficar acompanhando, e nada deles ligarem , já fazem 08 dias hoje que eu e meu.marido está em isolamento e até agora nem teste , nem ligação , nem nada !

Jessica disse:

Esses testes era pra ser feito rapido tenho criaça em casa que e asmatico e eu estou com os sintomas e nao tenho como me isolar dele e ele ta na crise de asma. Como vou saber se e uma crise por asma ou por alguma outra cois?

Veronica disse:

Tudo é uma grande mentira estou a 9 dias tentando notificar eu e minha irmã e eles alegam que só procure auxilio médico quando tiver sem ar meu pai foi na upa de cruz das armas 2 vezes ele diabético descompesada com glicemia de 420 e mandaram pra casa pra morrer em casa e ser mais um número eles passam vários números nenhum atende, a o pdf é porta de entrada liguei para o próximo da minha casa e a moça disse que não fosse nem lá pra não contaminar isso é a verdade.

Dyego disse:

Fazer teste quando a pessoa já estar apresentando sintomas não serve de nada, só pra elevar estatísticas. Tudo isso se resolveria se fosse feito testes em massa, ai só podia isolar apenas pra infectados e evitar as mortes. Sendo mais radical: se tivessem fechado o país e cancelado o carnaval talvez tudo isso fosse evitado

ISABEL CRISTINA SALES DA SILVA [ALPEDJP193] disse:

Tudo mentira ninguém tá fazendo teste TB estou em casa com meu esposo já faz 10 dias e nada de teste !

Tatiana disse:

Isso pode estar funcionando no campo das ideias, porque na prática a realidade é outra. A pessoa liga e eles falam que não podem garantir que o teste seja feito, pois uma outra equipe é que daz a triagem das pessoas para fazer o teste. Estou há 3 semanas com sintomas e a única resposta que recebi em todos contatos que diz é para esperar… esperar… esperar…

Gleide de Fátima sobreira disse:

tive dor de garganta, febree e dores no corpo, solicito fazer o exame, já liguei pra tudo quanto é lugar, me ajudem pra fazer esse exame

Odiclea disse:

Verdade gestão muito péssima a esculhambação tá grande falta tudo o único jeito é se isolar pra não pegar porque se pegar não temos apoio nenhum só de Jesus Cristo

Wellington da Mota disse:

No inicio desta pandemia, o governo estadual anunciou que o governo Federal estava mandando duzentos mil teste, e que estava adquirindo trezentos mil testes.
Agora está licitando trinta e pouco milhões de reais em teste.
Alguém fez teste, por favor me informa se realmente existe teste?

Anderson Felipe Ferreira de Oliveira disse:

Não passa de Fake News…meu pai está no 8° dia, está com febre, tosse, dores no corpo e falta de ar. Foi no UPS e na UPA e mandaram ir para casa. Pegaram telefone e só. Nada mais.

Ana Freitas disse:

E um absurdo você chegar na unidade de saúde e sair de lá sem saber se vc está com o vírus ou não. Você apresenta todos os sintomas mas só faz o teste depois que você morre. Brincam com a saúde do povo.

Maria das graças Barbosa Rodrigues disse:

Eu gostaria que essa informação fosse verdade,assim como vi nos comentários, se divulga,mas não exerce, propaganda para enganar as mentes que já se encontra doente,pelo medo,pavor,insegurança, fome,violência e tudo mais que nós conhecemos.Governantes parem de mentir, facam suas obrigações.

MARIA vitória Freire da Silva disse:

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, estamos trazendo para o Brasil os Testes para Covid-19. O rápido diagnóstico pode acelerar a busca por ajuda médica. A disponibilidade de testes rápidos para funcionários que apresentam sintomas do COVID-19, pode contribuir para a redução da ansiedade no ambiente de trabalho. Diante do diagnóstico positivo, pode-se implementar ações rápidas para afastar o colaborador pelo período de isolamento, adotando-se as recomendações médicas. Evita-se, desta forma, a disseminação no meio familiar e profissional.

Jaque disse:

É Quênia. E está enrugada quer dizer morto,pq uma pessoa c problema respiratório pode ser ar em EXCESSO nos pulmões, ai mata mais rápido! Se for o q querem, esta o no caminho certo!

Fernando Barreto 1102 disse:

Vocês acompanham as mortes 80% dos pacientes contaminados que vem óbito e de hospital público, porque não temos suporte para nada quando o socorro chega e levam só para enterrar .

Ana Paulo 1103 disse:

Vocês acompanham as mortes 80% dos pacientes contaminados que vem óbito e de hospital público, porque não temos suporte para nada quando o socorro chega e levam só para enterrar .

Suzana 103 disse:

Realmente aqui no condomínio também são 48 família em quaretena 3 apto por andar. Temos tentando fazer teste nós funcionário ligamos muito para esse telefone fixo não atende ..a upa Oceania não dá a mínima..tambem .. E muito difícil. E morrer sem socorro.

Otacílio disse:

Tem algum whatsapp pra entrar em contato? Só achei aqui numero de telefone fixo. Eu só uso o whatsap. Preciso de informação. Tenho alguns sintomas

Nivaldo Taciano disse:

Se houvesse testes em massa desde o início não estaria acontecendo o caos atual na cidade. Falta de Gestão.

Suenia Cardoso Silva disse:

Tudo mentira sobre fazer o teste estou com meu genro a dez dias trancado em casa e não tem como realizar o teste.fica de porta em porta e só recebe não. Não está se fazendo teste rápido ao não ser quando a pessoa já está entubada

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.