Moeda: Clima: Marés:

Saiba como usar roupas de renda no seu dia a dia!

Especialista do Unipê expõe as diversas possibilidades de uso da renda

As roupas feitas de renda têm sido uma tendência. Só um olhar um pouco atento ao street style e vemos mais pessoas usando peças com esse tecido, de diferentes formas e para contextos diversos. Mas, apesar de ser um tecido comum, a combinação de peças pode ser um desafio e tanto para muita gente.

A designer de moda Valesca Sperb Lubnon, professora do curso de Design de Moda do Unipê, tranquiliza quem fica sem entender como unir a renda com peças que possivelmente já temos. Para ela, as combinações são muitas, desde os looks mais casuais e modernos até produções mais clássicas e sofisticadas.

“Para looks casuais e modernos, você pode combinar a renda com jeans, camisas de algodão, tênis e jaquetas de couro. Para looks mais formais, é possível combinar a renda com saias, calças de alfaiataria, blazers, camisas sociais e saltos. Para um visual mais elegante, combine a renda com vestidos longos e sapatos de salto alto”, sugere.

E as cores? Aí depende da mensagem que a pessoa quer passar, já que elas podem transmitir significados e emoções específicas. Ainda, a cor da renda pode ser usada para expressar a personalidade do usuário, já que cada uma tem a sua própria vibração.

“Por exemplo, os tons de vermelho podem representar amor e paixão, enquanto os tons de azul podem representar calma e tranquilidade. Além disso, os tons de preto e branco podem ser usados para representar simplicidade ou elegância”, explica Valesca.

Diferentes contextos

Seja para renda ou qualquer outro tecido, é importante que a pessoa vista uma roupa do modo que acha adequado ao seu estilo, conforto pessoal ou contexto de uso, recomenda a especialista. No cotidiano, ela exemplifica, podem ser usados diferentes tipos de renda para diferentes ocasiões. Daí o tipo de renda depender da circunstância em que a pessoa vai estar.

“Por exemplo, a renda de Chantilly é usada em vestidos de noite, enquanto a renda de malha é usada em roupas casuais. Além disso, existem alguns tipos de renda que são mais adequados para o desgaste diário, como a renda de algodão”, indica Valesca.

Com isso, vale lembrar que são os estilos de renda e de peças que vão proporcionar ao look a personalidade e o humor que você quer passar. Ou seja, a variedade é imensa: há desde as mais tradicionais até as mais contemporâneas e descontraídas. E não há restrição de uso, reforça a especialista.

“Por exemplo, se você quiser um visual mais casual, pode optar por peças com detalhes em algodão, como camisas e blusas. Se você quiser um visual mais elegante, pode usar peças com rendas ou detalhes em veludo ou seda. Se você quiser um visual mais descontraído, pode escolher peças com estampas coloridas ou flores. Além disso, você pode usar acessórios diferentes para dar um toque especial ao seu look”, finaliza Valesca.

Quer ser um (a) designer de moda?

A graduação tecnológica em Design de Moda do Unipê é o primeiro do estado da Paraíba e avaliado com conceito 5 pelo MEC. Pela metodologia inovadora e interdisciplinar, em que prática e teoria se fundem, os profissionais de moda formados na instituição têm uma rápida inserção no mercado. Saiba mais sobre o curso!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.