Início Geral

Saiba locais de votação, quais documentos levar e o que não fazer nas eleições

Milhões de pessoas vão às urnas neste domingo (2) em todo Brasil para escolher os prefeitos e vereadores que atuarão nos próximos quatro anos. Apesar de a votação ser um procedimento simples, os eleitores precisam ficar atentos a algumas exigências e restrições durante as Eleições. Veja vídeo mais abaixo e saiba o passo a passo das Eleições 2016.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O primeiro ponto diz respeito ao horário das votações, que vai das 8h às 17h. Porém, se ao término deste período ainda houver pessoas em filas de sessões as votações serão liberadas. A zona e a sessão de votação são indicadas no título de eleitor, mas que não tiver o documento em mãos pode consultar essas informações no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma “cola” com números de seus candidatos e permite o uso de camisetas, bandeiras, bonés e bottons alusivos aos seus escolhidos.

No entanto, fica proibido aos eleitores distribuir “santinhos” ou tentar convencer outras pessoas a votarem em determinado candidato. O eleitor também não pode tirar fotos ou fazer vídeos na cabine eleitoral. Para evitar problemas com a Justiça, celulares ou máquinas fotográficas devem ser entregues ao presidente da sessão.

Para votar, é obrigatório que o eleitor leve documento oficial com foto, que pode ser RG, Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista ou carteira profissional reconhecida por lei. A Justiça Eleitoral recomenda que o título de eleitor também seja levado, mas ninguém será impedido de votar caso não esteja com o documento.

Antes de votar, os eleitores passarão por identificação na urna biométrica. Se a biometria não funcionar após oito tentativas, o presidente da sessão ficará autorizado a liberar a votação da maneira convencional. 

 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.