Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Samu de CG registrou mais de 5 mil trotes no 1º semestre deste ano

No primeiro semestre de 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) registrou 5.127 trotes. O número representa, em comparação ao mesmo período em 2017, uma queda de 83% no número de falsas solicitações de socorro. No ano passado, 31.803 falsos chamados foram registrados de janeiro a junho.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande atribui a redução no número de trotes ao trabalho educativo realizado pelo projeto Samu na Escola, iniciado no ano de 2014. Os profissionais perceberam que a maior parte das “brincadeiras” partia de crianças e quase sempre no horário do intervalo escolar. Por isso, o Núcleo de Educação Permanente do Samu criou o projeto.

Os profissionais levam oficinas sobre primeiros socorros, dicas de segurança e saúde para a sala de aula durante uma semana para crianças de 8 a 12 anos de idade. De acordo com os organizadores, muitos dos estudantes já relataram ter ligado para o Samu para informar uma falsa ocorrência.

Desde 2014 o número de trotes vem caindo. Em todo o ano de 2013 foram 235.956 tentativas de enganar a equipe com ocorrências para pacientes inexistentes. Ano após o ano o número foi caindo em cerca de mais de 50% e o objetivo é conscientizar ainda mais a população para extinguir a prática que provoca problemas para as pessoas que realmente precisam de atendimento.

“Com esse programa nós temos conseguido conscientizar a classe estudantil da seriedade do trabalho e o resultado tem sido muito positivo, como podemos observar. Além de evitar trotes com essa medida educativa, eles também recebem orientações e informações sobre saúde, cidadania e noções de primeiros socorros”, destacou Loyane Figueiredo, Coordenadora do NEP-Samu. As atividades do projeto estão suspensas por causa do período de férias das escolas, mas devem voltar em agosto.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.