Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Santa Rita diz que 100% dos testados em evento monitorado na cidade não tiveram Covid

Evento, que aconteceu em outubro, teve capacidade máxima para 400 convidados, que ficaram distribuídos em agrupamentos de 100 pessoas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Rita

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, divulgou nesta quinta-feira (9) o relatório do evento monitorado, “Retomada Santa Rita”, que aconteceu no dia 22 de outubro, na Praça do Povo, e reuniu pouco mais de 500 participantes, entre músicos, convidados e voluntários, que trabalharam na realização do evento. Conforme os dados coletados, 312 pessoas realizaram o teste da Covid-19 pós-evento e nenhum deles teve teste positivo. 

Foram realizadas 504 inscrições e testes da Covid-19 antes do evento, onde apenas um caso teve teste positivo. Desses, 270 inscritos foram funcionários, convidados, comerciantes e artistas, o que equivale a 53,57% do público. Já as outras 234 pessoas,  ou seja, 46,43%, se inscreveram por meio da seleção digital, feita pelas redes sociais e site da prefeitura.

“O evento foi realizado, seguindo as regras estabelecidas no Decreto Estadual n° 41.647, de 29 de setembro de 2021, e demais normas jurídicas em vigor”, disse a prefeitura.

Para participar do evento-teste, todos os envolvidos tiveram que realizar, nos dias 20 e 21 de outubro, o teste para detectar a Covid-19. Apenas uma pessoa teve teste positivo para o novo coronavírus antes da ação. A jovem não pôde participar do evento e ficou sendo monitorada pela equipe de Vigilância em Saúde. O protocolo do evento instruía que, após 15 dias da realização da festa, os participantes realizariam um novo teste.

Conforme o relatório, 312 pessoas participaram da retestagem pós-evento, o equivalente a 61,90 %, e 165 pessoas (32,74%) não compareceram. Ainda segundo o documento, quatro pessoas (0,79%) se recusaram a refazer o teste, cinco possuíam contatos inexistentes e não foram localizados, além de ter sido feita a busca ativa volante em nove pessoas (1,79 %). Ainda, conforme o levantamento, foram identificadas amostras de não conformidades em nove pessoas (1,79 %). Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, todas foram orientadas a realizar uma nova coleta do RT-PCR, para fins epidemiológicos. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após avaliações dos resultados dos exames obtidos dos participantes que refizeram o teste, foi constatado que 100% dos testados não adquiriram a Covid-19. A Secretaria reforça que todos os RT-PCR (SWAB) foram coletados e direcionados ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen) para análise.

O evento

O evento, que aconteceu em outubro, teve capacidade máxima para 400 convidados, que ficaram distribuídos em agrupamentos de 100 pessoas, em um espaço de 400 metros quadrados, bem como 100 profissionais, entre funcionários e artistas, responsáveis pela realização, totalizando as 500 pessoas, em uma estrutura montada na Praça do Povo. Participaram do evento atrações como o padre Puan Ramos e os cantores Ranniery Gomes e Osmídio Neto.

Festa Pré-Réveillon cancelada

Segundo a prefeitura, o primeiro evento-teste de Santa Rita teve como objetivo restabelecer a retomada dos eventos culturais de forma segura, respeitando sempre os protocolos sanitários, estabelecidos pela cidade.

Apesar da cidade de Santa Rita ter se preparado para as festividades, a Prefeitura de Santa Rita, por meio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, decidiu cancelar festa de Réveillon 2022, que seria realizada no dia 30 de dezembro, com atrações musicais na Praça do Povo.  

A medida é embasada na orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e apregoada às decisões do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba acerca dos cuidados com as medidas de flexibilização, após a descoberta de uma nova variante da Covid-19, a ômicron, detectada na África do Sul.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.