Moeda: Clima: Marés:
Início Música

São João de Santa Luzia tem início nesta quinta-feira (23) com shows de Matheus & Kauan, Gil Mendes e outros; confira a programação

São João de Santa Luzia celebra 80 anos em 2022. O evento é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santa Luzia

A cidade de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, inicia nesta quinta-feira (23) uma jornada intensa de muito forró e mistura de ritmos que segue até o próximo domingo (26). No primeiro dia, subirão ao palco principal a dupla sertaneja Matheus & Kauan. Ainda se apresentam a cantora Gil Mendes, o cantor Woxton Nóbrega e o forrozeiro Geová do Acordeon. Os shows ocorrerão no Parque de Eventos, novo ambiente construído para receber grandes festividades, com 18 mil metros quadrados, no Centro da cidade.

A edição 2022 do São João de Santa Luzia ainda terá como atrações nos próximos dias Wesley Safadão, Zé Ramalho, Zé Felipe, Taty Girl, Eliane, Ícaro & Gilmar, Amazan, Giulian Monte, Forró D2, Rodolfo Lopes, Naldinho Cunha, entre outros. E, a partir desta sexta-feira (24), na ‘Tardezinha Junina’, a partir das 16h, na Praça Alcindo Leite, muito forró, com apresentações de artistas da região, a exemplo de Titico & Forró Quentão, Higor Vaz, Lucas Tô de Boa; Lene Show, Santino Braz & Os Três do Forró.

O São João de Santa Luzia celebra 80 anos em 2022. O evento é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018, citado como o mais tradicional festejo junino do estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

“Realizar o São João de Santa Luzia é um investimento para a cidade. Famílias esperam o ano inteiro pelo evento, que favorece diretamente a nossa economia local. Vamos celebrar os 80 anos da festa da melhor maneira possível. O impacto financeiro e a geração de emprego e renda que a festa trará são de grande importância para a população de Santa Luzia e da região inteira”, disse o prefeito José Alexandre de Araújo, conhecido como Zezé.

Projeção econômica

De acordo com dados apresentados pela gestão municipal, nas três últimas edições presenciais do São João (de 2017 a 2019), para cada R$ 1 investido na festa, esse valor foi revertido em três vezes mais para a economia do município. Sendo assim, foi permitido favorecer a geração de cerca de três mil empregos diretos e indiretos nos principais dias de São João e um aumento considerável no fluxo de turistas no interior do município, por meio da lotação em todos os hotéis, pousadas e casas alugadas.

Para a edição deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Luzia projeta um aumento superior a 75% no incremento das vendas pelo comércio varejista local, em relação à última edição presencial do São João de Santa Luzia, ocorrida em 2019, que registrou cerca de 40 mil pessoas em cada noite da festa.

Festa cultural

Desde o dia 1º de junho, a cidade de Santa Luzia vem celebrando os 80 anos de seu São João, por meio de uma programação cultural elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, Ciência & Tecnologia. Estão sendo realizadas festas juninas em todas as escolas públicas e privadas do município; ‘Sanfonada’, com apresentações de diversos sanfoneiros; o ‘São João pra Banda Tocar’, com shows de seis bandas marciais da região; noites culturais no Parque do Forró; e a realização da 2ª edição da Corrida da Fogueira. No Parque do Forró, ocorrerá a Feira de Artesanato e derivados em parceria com o Sebrae.

Programação de shows

Dia 23 de junho (Quinta-feira):

  • Matheus & Kauan;
  • Gil Mendes;
  • Woxton Nóbrega;
  • Geová do Acordeon.

Dia 24 de junho (Sexta-feira):

  • Zé Felipe;
  • Taty Girl;
  • Amazan;
  • Naldinho Cunha.

Dia 25 de junho (Sábado):

  • Zé Ramalho;
  • Ícaro e Gilmar;
  • Giulian Monte.

Dia 26 de junho (Domingo):

  • Wesley Safadão;
  • Eliane;
  • Forró D2;
  • Rodolfo Lopes.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.