Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Saúde bucal: o que são as lesões não cariosas?

Especialista explica como é feita a prevenção

É bastante comum que quando falamos em saúde dental nós logo associamos o assunto a prevenção de cárie. Ou às visitas regulares ao cirurgião-dentista para consultas e realização de profilaxia dentária, mais conhecida como limpeza dental. Mas há outros males que podem acometer os dentes que não têm ligação com cárie.

Chamadas de lesões não cariosas, elas são um grupo de lesões cuja principal característica é a perda de estrutura dental ou desgaste, provocadas pelo desgaste abrasivo, corrosivo ou por fadiga. Segundo a cirurgiã-dentista e professora mestra Roberta Trinta, do curso de Odontologia do Unipê, essas lesões “ocorrem principalmente na região cervical dos dentes e são classificadas em abrasão, erosão e abfração.”

Veja uma breve definição de cada uma:

– Abrasão: trata-se do desgaste dental provocado por forças mecânicas, por exemplo, força na escovação;

– Erosão: ocorre devido à ação de produtos químicos que gradualmente decompõem a estrutura dos dentes, não estando restrita a região cervical dos dentes. Nesse caso, pode ser por causa intrínseca, proveniente do suco gástrico (vômitos, bulimia), ou extrínseca, por conta de alimentos e bebidas ácidos, uso de drogas, alguns medicamentos ou por fatores ocupacionais;

– Abfração: está relacionada à associação de fatores, quando a dissipação das forças não segue o longo eixo do dente, devido um dente fora de posição, uma oclusão patológica, a abrasão e erosão contribuem para a propagação desta lesão. Na maioria dos casos, o bruxismo e apertamento dentário estão atrelados ao excesso de carga oclusal que causa a abfração.

Essas lesões, frisa Roberta, podem se manifestar em todas as idades, porém o número e a gravidade delas tendem a aumentar com a idade.

Como perceber uma lesão no dente?

É importante olhar para os seus próprios dentes para verificar se há algo de errado com eles. Na erosão, por exemplo, o desgaste começa a ser percebido com uma redução do brilho e um aspecto acetinado do esmalte. A evolução pode chegar a perda da forma e função do dente. Já na abrasão e abfração, cuja predominância é na cervical do dente, a perda da estrutura é o aspecto mais evidente, e aqui pode haver ou não sensibilidade dolorosa.

Para se prevenir de alguma lesão, é ideal que a pessoa visite periodicamente o cirurgião-dentista, frisa Roberta. Mas se já há uma lesão instalada, a prevenção de novos danos é possível pela eliminação da causa, através de um diagnóstico correto, feito pelo conhecimento da etiologia dessas lesões. O diagnóstico e o tratamento são feitos com um profissional de odontologia. “Visitas regulares ao dentista são sempre recomendadas, pois as lesões não cariosas possuem número e gravidade diferentes, podendo passar despercebidas aos leigos”, pontua Roberta.

Pensando em atuar na área de odontologia?

O Unipê busca formar cirurgiões-dentistas com escopo generalista, humanista, crítico e reflexivo, que atuem em todos os níveis de atenção à saúde. Saiba mais aqui!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.