A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada do bairro São José, em joão Pessoa, realiza neste sábado (24) diversas atividades direcionadas às mulheres do bairro. As ações começam às 8h, com palestras, exames, consultas e rodas de conversa para esclarecimentos de dúvidas sobre a saúde da mulher.
Leia mais Notícias no Portal Correio
Na programação, além de consultas médicas serão ofertados exames, palestras, orientação para o autoexame da mama, testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites Virais, rodas de conversa sobre saúde da mulher, atualização do cartão de vacinação, verificação de hipertensão e glicemia, orientação nutricional, em saúde bucal e cuidados com a beleza, atualização do cartão do SUS e participação dos profissionais do programa do tabagismo, para as pessoas que querem deixar de fumar.
“O dia D tem como objetivo promover a conscientização para os cuidados com o câncer de mama e estimular a participação da população”, destacou Virgínia Matias, nutricionista e apoiadora da USF. “As equipes estarão trabalhando para todas as mulheres que ainda não procuraram o serviço, principalmente às trabalhadoras, que durante a semana não conseguem ser liberadas do emprego para ir até o serviço fazer exames preventivos e de rotina”, completou.
Mamografias
De acordo com a coordenação da Área Técnica de Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no período de janeiro a agosto de 2015, foram realizadas 10,1 mil mamografias. Mensalmente, o município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias.
Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.
A mamografia é uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.