Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Seca avança e chega a quase 60% do território da Paraíba

Na comparação entre janeiro e fevereiro, a área com seca moderada na Paraíba subiu de 46% para 58,2%
Seca
Foto: Reprodução/TV Correio

A última atualização do Monitor de Secas aponta que no Nordeste houve uma piora na condição de seca em fevereiro, marcada pelo aumento das áreas com seca fraca e/ou moderada  em parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses. O Minitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Na comparação entre janeiro e fevereiro, a área com seca moderada na Paraíba subiu de 46% para 58,2%, sendo que o restante do território está com seca fraca.

Segundo o Monitor, o grau de severidade da seca aumentou em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe

“Com isso, o estado tem a maior severidade do fenômeno desde março de 2020, quando 65,6% do território paraibano registrou seca moderada e o restante teve seca fraca”.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.

Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

Palavras Chave

Tempo
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.