Início Geral

Secretaria de Sa?de come?a a??o para controle de pragas, insetos e ratos em Jo?o Pessoa

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria de Saúde de João Pessoa iniciou nesta terça (29), ações para o controle de pragas. Cerca de quatro equipes que estão se dividindo entre a Lagoa do Parque Solon de Lucena, Mercado Central e shoppings populares.

Leia também:
Lixo provoca infestação de ratos nas praias de João Pessoa, assustando turistas e frequentadores

Eles conseguiram identificar várias tocas onde os roedores estão se escondendo. Segundo o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, em todos os locais estão sendo aplicados raticidas por técnicos qualificados. “A população nos próximos três dias, vai perceber a diminuição significativa no número de roedores”, complementou.

O objetivo da ação é minimizar problemas relativos à migração de algumas pragas urbanas existentes na Lagoa, devido aos trabalhos de revitalização da área. Serão realizadas ações destinadas à informação sobre as diferentes pragas urbanas comuns na região, a exemplo de pombos, roedores, dengue e caramujos. A ação será executada por uma equipe multiprofissional de 50 servidores.

Serão vistoriados todos os estabelecimentos comerciais das proximidades do Parque Solon de Lucena para identificação de tocas de roedores e focos de mosquitos. Na ocasião os comerciantes serão orientados para evitar a presença desses animais. Também haverá um trabalho de identificação de criadouros das pragas também nas galerias pluviais da região.

“Os trabalhos educativos serão voltados para o acondicionamento adequado do lixo e as principais formas para o controle de pragas, que têm seu surgimento condicionado ao alimento, abrigo, água e acesso”, disse Nilton.

Assim como nos estabelecimentos, no Porto do Capim serão realizadas visitas em cada casa para a identificação de tocas de roedores e de focos de mosquitos, além dos trabalhos educativos com os moradores do local.

Durante os dois dias, haverá uma tenda montada no Parque Solon de Lucena, próximo às paradas de ônibus, que servirá de apoio para a realização das ações e orientação de profissionais para a população. Além disso, será promovida na tenda a adoção de cães e gatos.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.